A Justiça de São Paulo determinou ontem (26/01) a busca e apreensão de e-mails institucionais de diretores das Lojas Americanas e de integrantes do conselho que passaram pela companhia ao longo dos últimos dez anos.
A decisão liminar da juíza Andrea Palma atendeu a uma ação do Bradesco, credor de uma dívida de R$ 4,7 bilhões com a varejista. Para o banco, os diretores, acionistas e auditores permitiram uma fraude gigantesca. Cabe recurso da decisão.
Lei Antifraude
O advogado Sérgio Pittelli falou com exclusividade à CRC!News e destacou que pode se tratar do maior caso de fraude já visto no Brasil.
“O Direito segue a esteira da sociedade, com as leis se adaptando às mudanças. Trata-se de um caso com proporções para mudar a lei antifraude de forma geral”, destacou.
Ele também considera que o caso da Americanas causou um efeito cascata nas outras varejistas do país.
“Ao invés de se abrir um espaço deixado pela Americanas, como poderia se imaginar num primeiro momento, o investidor perdeu a confiança nas varejistas”, disse.
Trabalhadores
Por fim, o advogado afirmou que há uma preocupação geral de que os trabalhadores paguem a conta. “Se for fraude, as pessoas envolvidas já devem ter tomado providências para cuidar do patrimônio no Brasil”, afirmou.
Nessa semana, centrais sindicais moveram uma ação civil pública junto à 8ª Vara do Trabalho de Brasília pedindo o bloqueio de R$ 1,53 bilhão do trio de acionistas bilionários da empresa — Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles — para garantir que os direitos dos mais de 44 mil empregados das Americanas não afetados pela recuperação judicial ou eventual falência da varejista.
Pittelli Advogados Associados.
Atuam em grandes bancas de advocacia e departamentos jurídicos/compliance de importantes empresas nacionais e multinacionais, inclusive Bancos e Corretoras, trazendo, desta maneira, experiência e aptidão para aliar o know how dos grandes escritórios à sensibilidade para compreender as reais necessidades de seus clientes.
Com grande foco no atendimento de demandas empresariais, nos últimos anos especializou-se no atendimento voltado para o Mercado Financeiro, principalmente demandas societárias envolvendo Escritórios de AAIs, bem como na defesa profissional de AAIs em demandas administrativas (reclamações e procedimentos perante a ANCORD, CVM e BACEN) e judiciais ligadas ao exercício da atividade (esferas cível e criminal).
Site: pittelli.adv.br.
Leia mais
Pittelli “Caso da Americanas tem proporções para mudar a lei antifraude”
Americanas: Leman, Telles e Sucupira dizem que não sabiam
Americanas. Sergio Rial: “Eu jamais transigiria com a minha biografia”