Todos os meses cerca de mil profissionais fazem a prova da ancord em busca do seu passaporte para atuar como Assessor de Investimentos. Desses mil, apenas 400 profissionais passam e conseguem o aval para iniciar na profissão.
Embora para muitos, passar na prova pareça a primeira etapa para a transição, eu digo a você que não, a fase de transição de carreira começa bem antes disso.
Antes de passar na prova, o até então, aspirante, precisa passar por algumas etapas:
Etapa da decisão: que é quando ele finalmente decide que irá mudar de carreira. Em alguns casos, entre a decisão e a atitude, leva bastante tempo. Além disso, é necessária uma mudança de mindset para entender que tudo que se pensa sobre ser um Assessor de Investimentos, provavelmente está equivocado.
A maioria das pessoas pensam que é só fazer mais do mesmo, principalmente, quando elas vêm de banco. Ou, que basta entender de investimentos, de mercado e falar sobre isso, que irá ter clientes. Ledo engano, vai muito além disso.
Etapa da preparação: que envolve se preparar financeiramente, estudar e aprimorar habilidades fundamentais para ter sucesso como Assessor. Muitas pessoas têm negligenciado essa etapa. Acreditando que a decisão, passar na prova e fazer o onboarding do escritório já são suficientes.
Infelizmente, não são.
Diariamente eu me deparo com profissionais sem performar e desistindo da profissão, porque simplesmente negligenciam esta etapa. Para você ter uma ideia, hoje, temos cerca de 30% de turnover na nossa profissão. Bastante alto para um setor que está apenas começando.
Leia o texto completo na coluna da Roberta Santoro na edição desta semana.