Atualmente, temos acompanhado uma enorme disseminação de matérias, notícias e artigos, nos mais variados veículos de imprensa, sobre brasileiros caindo em golpes financeiros, fraudes, ou recebendo “conselhos” de falsos assessores que prometem ganhos fáceis e rápidos.
E como sabemos que isso só contribui para trazer uma imagem negativa ao nosso Mercado e principalmente às Instituições e Profissionais sérios que atuam nele, resolvemos tratar desse assunto na coluna.
Também queremos oferecer algumas dicas para você, Assessor de Investimento, de como orientar o seu cliente a não cair em ciladas.
Como você sabe, quando o assunto é investimento, a primeira coisa que devemos ter é total confiança nas nossas escolhas. Os riscos sempre existirão na hora de investir, mas o conhecimento faz toda a diferença na tomada de decisão. E, nesse caso, a informação é a principal “vacina” contra os vírus de golpes, fraudes e demais irregularidades financeiras.
Portanto, é fundamental que o Assessor seja um profissional preparado, atualizado, que conheça os conceitos do mercado e que saiba avaliar os riscos que cada produto oferece.
Confira abaixo algumas dicas para que você possa repassar aos clientes e investidores:
Pesquisar sempre antes de investir.
Contar sempre com Instituições e Profissionais autorizados a operar pelos órgãos reguladores e autorreguladores, como é o caso da CVM, do Banco Central e da ANCORD.
Não acreditar em promessas de enriquecimento fácil, retornos elevados e fórmulas mágicas de ganhar dinheiro.
Ser racional e crítico, sempre se basear em profissionais que tomem decisões objetivas.
Ter certeza de que entendeu os riscos e as características do produto antes de investir.
Proteger suas informações e acompanhar de perto suas operações.
Ter cuidado com as redes sociais, pois há inúmeras ofertas de cursos, com conteúdo nada confiáveis e golpistas travestidos de especialistas prontos para oferecer “oportunidades” de negócios “infalíveis”.
Conteúdo online, e-books, grupos em aplicativos de mensagens e mentorias não vão revelar nenhum segredo para enriquecer do dia para a noite. O único que enriquece com esse tipo de conteúdo é quem o produz e o comercializa.
Leia mais
Certificação para a Atividade de Assessor de Investimentos
Os AIs pediram. A ANCORD responde! Informações sobre o PEC
Certificação e Credenciamento
Canais mais utilizados para compartilhar “ciladas”
Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (CECOP) da CVM – Comissão de Valores Mobiliários e levantamentos promovidos por outras entidades do Mercado mostram que o WhatsApp, a divulgação boca a boca, o e-mail e as ligações telefônicas são os canais que mais transformam investidores em vítimas.
Será que, se após ter contato com essas propostas “infalíveis” de falsos profissionais, os investidores pesquisassem a origem e a confiabilidade desses “especialistas” os números de golpes financeiros seriam tão altos?
Com certeza, não!
Por isso é que repetimos à exaustão a importância do investidor verificar sempre se as Instituições e os profissionais são autorizados a operar pelos órgãos reguladores competentes. E que – caso queiram participar do Mercado – sempre contem com Assessores credenciados e vinculados às Corretoras e Distribuidoras credenciadas à ANCORD. Nunca é demais reforçar, somente os Assessores vinculados a uma Instituição contratante credenciada podem atender investidores.
Por exemplo, no caso do registro do Assessor de Investimento, a consulta deverá ser realizada no sistema de Credenciamento da ANCORD. Nela é possível pesquisar todos os Assessores credenciados que possuem vínculo direto ou indireto com as Instituições contratantes de AI.
Para, isso basta acessar o site https://credenciamento.ancord.org.br/index.html, selecionar a “consulta pública”, ir até o menu e optar por “consultar agentes”. A pesquisa poderá ser realizada por nome completo, CPF, estado e cidade do respectivo assessor.
Lembramos também, que a consulta poderá ser realizada através dos meios de comunicação da ANCORD, como e-mail e telefone. Essas e outras informações podem ser encontradas em nosso site e no nosso canal com o assessor, pelo Instagram @ancord.ai.
Texto publicado na edição 57 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do mercado de assessoria de investimentos.