O mercado financeiro oferece muitas oportunidades para profissionais em qualquer idade, nível educacional e com diversos objetivos. Antes de tudo, é preciso definir metas consistentes a curto e longo prazo, porque é esse plano que vai te posicionar diante dos clientes e do próprio segmento.
É comum que, por ser uma comprovação de conhecimento, quem deseja trabalhar ou já esteja no mercado busque constantemente se aperfeiçoar através das certificações, que também são obrigatórias para o desempenho de determinadas funções ou ainda para atuar com produtos de investimentos específicos. Muito mais que ser um acumulador de títulos por status, é preciso investir tempo e dedicação na certificação, de forma que faça sentido para a sua carteira de negócios e investidores, por isso, a #SaiaDaSuperfície dessa semana é sobre uma dúvida que é bem frequente: optar pela certificação CEA, da ANBIMA, ou AAI, da Ancord?
Para se tornar um assessor de investimentos é necessário ter concluído o Ensino Médio e obtido aprovação no exame da Ancord, entretanto, sua atuação será de forma autônoma junto aos investidores (embora seja regulamentada a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma, as instituições dão foco em credenciamento pelos escritórios de forma PJ, o que torna pouco provável esse formato autônomo como pessoa física) ou representando uma instituição financeira. O mercado está requisitando, cada vez mais, esse profissional e ainda vejo grandes possibilidades de ascensão na carreira, crescimento e boas remunerações.
A CEA te dá o título de especialista em investimentos da ANBIMA, com um nível de conhecimento superior ao título da Ancord, mas que te capacita para exercer a atividade de consultor de investimentos em bancos, como funcionário de uma instituição associada à ANBIMA ou consultor autônomo. Vale lembrar que, segundo o Código de Relações e Melhores Práticas da associação, no mínimo 75% dos profissionais que trabalham no setor de consultoria de investimentos dentro das instituições financeiras que integram a ANBIMA precisam, necessariamente, ter a certificação CEA e isso significa que o profissional que possui esse título é muito bem-visto pelo mercado, abrindo novas oportunidades.
Optar por qualquer uma dessas certificações, seja CEA ou AAI, vai depender do seu momento de carreira e o que você espera dela. Se você quer crescer trabalhando em uma instituição financeira como funcionário, minha indicação é o título da ANBIMA, porém, se o seu foco é atuar de maneira autônoma, pode ser melhor ser aprovado na Ancord.
Leia mais
Tirei minha certificação, e agora?
Certificação para a Atividade de Assessor de Investimentos
All Together: Ancord, XP, BTG e T2 dividem painel sobre certificação e educação
Talvez, ainda, faça sentido depois de obter a certificação AAI também ser aprovado na CEA, porque ela vai aumentar o seu nível de conhecimento e dar confiança na hora de falar sobre investimentos com o seu cliente. É o que eu sempre digo, para se destacar no mercado financeiro é preciso estudar e estar disposto a aprender a qualquer momento, não somente obtendo certificações, mas também aperfeiçoando comunicação, inteligência emocional entre outros fatores.
Lembre-se de que qualquer decisão tem vantagens e desvantagens e que é você que precisa definir onde e como investir seu tempo e dedicação para ter sucesso agora ou no futuro. No @t2educacao tem conteúdos que vão te auxiliar a alavancar a sua carreira e no meu Programa Fincast eu converso com os maiores especialistas do mercado sobre suas experiências, que podem ajudar você a se destacar. Te convido a visitar e descobrir que é possível ganhar relevância nesse segmento.
Tiago Feitosa é matemático, pós-graduado em Negócios Bancários pela FAAP e professor fundador da T2 EDUCAÇÃO, escola voltada para a educação e formação de profissionais de mercado financeiro. Tiago já preparou mais de 70 mil alunos para os exames de certificação ANBIMA e Ancord, e possui certificação CEA, AAI, CFP®, CNPI e CFG. Em sua coluna #SaiadaSuperficie ele abordará dicas, análises e discussões importantes para os profissionais que já atuam ou querem construir uma carreira de sucesso inabalável no mercado financeiro.
Instagram: @t2educacao.
Portal: https://t2.com.br/.
Youtube/Fincast: https://www.youtube.com/watch?v=hhoJYOJbakc&list=PLpDoIofcp9Y5RVR3z1jm8o3TmBWUFLxCi.
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião da CRC!News.
Leia na íntegra a coluna #SaiaDaSuperfície por Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, na edição 53 da revista CRC!News.