Programa que oferece mais de 5.372 horas de conteúdo, por meio de 568 cursos em parceria com mais de 30 entidades, possibilita que assessores de investimento e escritórios ganhem competitividade
Da redação
No atual ambiente econômico altamente competitivo e em constante evolução, a importância da educação continuada para empresas e seus colaboradores é mais evidente. Diante dessa necessidade, 90% dos assessores de investimento seguem cumprindo, mesmo após completarem a pontuação mínima, o Programa de Educação Continuada para a Certificação de Assessores de Investimento (PEC), desenvolvido pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Desde o início de janeiro de 2021, quando foi criado, o programa além de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais de mercado, é essencial para a renovação e manutenção do credenciamento junto à CVM. A renovação ocorrerá a cada cinco anos após o credenciamento e pode ser feita acumulando pontos/créditos ao longo do período ou por meio de uma nova prova.
90 dias.
Caso o assessor não atenda ao PEC dentro de cinco anos, deverá realizar o Exame de Renovação do Credenciamento a partir de 90 dias antes do término do prazo para manter seu credenciamento ativo.
No período de cinco anos, os assessores que optarem por acumular pontos por meio de cursos, seminários, webinars, congressos e outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, bem como outras certificações oferecidas pelo mercado devem atingir um total de 150 pontos, com um mínimo de 20 e um máximo de 70 pontos por ano. Para isso, devem incluir seus diplomas/certificados no Sistema de Credenciamento da ANCORD, que deve ser feito anualmente até o mês de aniversário do credenciamento do Assessor.
Para Jaqueline Leal, assessora de investimentos da Agnus Investimentos, escritório credenciado a XP Investimentos, o conhecimento constante é fundamental na área de investimentos e o PEC é um incentivo para aprimorar as habilidades do mercado financeiro e de capitais, e assim atender os clientes com mais background de informações. “Entendo que as provas têm uma pressão e nos induz a decorebas para passar. Com o programa é possível ser avaliado pelo conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que eu desenvolvo através dos cursos realizados”, explica.
Parcerias.
A assessora pontua que hoje vê como maior benefício a valorização do profissional com conhecimento, muitos cursos em instituições parceiras ajudam a construir um atendimento diferenciado para os clientes, passando confiança e ampliando a relação.
Hoje, o PEC oferece mais de 568 cursos por meio de 31 entidades parceiras, somando um total de 5.372 horas de conteúdo. Isso gera uma oferta de mais de 11.199 créditos. Desses créditos disponíveis, mais de 3.049 estão vinculados a atividades educacionais ou cursos gratuitos.
“O fato de o assessor atender a pontuação mínima para manter a Certificação, não significa que ele deve pausar as atividades, pois o PEC foi criado com o objetivo que o profissional aprimore seus conhecimento e consiga atender clientes cada vez mais exigentes e bem informados. Esse ambiente está em constante evolução e mudanças acontecem numa velocidade muito maior que antigamente. Por isso que os AIs precisam estar preparados para isso. Habilidades que eram consideradas diferenciais, hoje se tornaram comuns e as exigências são cada vez maiores. Então é crucial que os profissionais estejam em constante desenvolvimento para se manterem atualizados no mercado de trabalho e sempre aptos e capacitados para prestarem uma prestação de serviços com alto padrão de qualidade”, afirma Orlando Júnior, responsável pela área de certificação da entidade.
A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a ANCORD tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.