Quando recebi o convite para escrever essa coluna em parceria com o CRC!News, fiquei pensando qual deveria ser o tema. Poderia começar abordando os tipos de certificações e usabilidade de cada, por ser uma pergunta que sempre me fazem. Entretanto, escolhi começar dando justamente uma pista do que você verá quinzenalmente aqui na #SaiaDaSuperfície: um conteúdo que vai te ajudar a ser um profissional completo e não apenas um que possui uma certificação.
O mercado financeiro pode ser intimidador para aqueles que só enxergam números, contas, pressão e muita correria. Mas, não se engane… Entre compra e venda de ativos financeiros, câmbio, negociações de ações, títulos e fundos de investimentos, existem oportunidades de carreira incríveis para os profissionais que queiram atuar nesse segmento. Entretanto, você vai precisar de muito mais que conhecimento técnico e uma certificação para ter sucesso e o que chamo de carreira inabalável.
Inabalável não porque não irá enfrentar altos e baixos, mas porque justamente diante desses desafios, será capaz de se reestruturar e se tornar um profissional cada vez mais completo e capaz de se adaptar às rápidas mudanças que nele ocorrem.
Nessa minha primeira coluna, quero abordar algumas habilidades, nomeadas pelo mercado financeiro como Soft Skills, e que podem e devem ser desenvolvidas independente do setor de atuação escolhido. Muito além, inclusive, de obter certificações para trabalhar ou entender esse mercado, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário para que o profissional seja reconhecido, promovido e atue com sucesso, não só perante a empresa ou gestor, mas também com o cliente, que é o ponto principal dessa relação. Como sempre destaco, a sua carreira precisa ser maior que o local onde você está!
Se você pensa em integrar esse mercado ou já atua nele, fique sabendo que investir em si mesmo, nessas Soft Skills, é um diferencial para se destacar e nunca é tarde para aprender. Uma carreira brilhante e inabalável te espera desde que você aperfeiçoe sua comunicação, técnica de vendas e inteligência emocional.
1 – Comunicação: A habilidade de se comunicar vai muito além da escrita ou da fala. A maneira como você consegue deixar as pessoas conectadas enquanto ouve, a segurança na entonação de voz, o domínio sobre um determinado assunto, a capacidade de saber ouvir e prestar atenção genuinamente no que escuta, expressão facial e corporal também fazem parte da comunicação. Seu cliente, mesmo sem dizer uma palavra, está dando sinais de produtos que ele gostaria de ter ou são necessários para ele, basta você saber interpretar e não perder a essência da mensagem.
Atualmente, com a presença das redes sociais, e-mails e troca de mensagens, também é necessário investir no aprimoramento da escrita, já que um erro gramatical ou de pontuação pode não deixar sua comunicação clara e demonstrar dificuldade, que um gestor pode considerar como um sinal de que não está apto para uma oportunidade de crescimento na carreira. A minha dica para desenvolver a comunicação como um todo é ler. A leitura enriquece o vocabulário, te dá conhecimento gramatical e conteúdo para saber se comunicar com seus pares, clientes, amigos, familiares e gestores.
Leia na íntegra a coluna #SaiaDaSuperfície por Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, na edição 37 da revista CRC!News.