Poucas coisas nos fazem crescer tanto no âmbito profissional quanto os desafios. E 2022 tem sido repleto deles. Depois de 18 anos de carreira no jornalismo, ao longo dos quais escrevi sobre os mais variados temas, de economia e empreendedorismo a esporte e cultura, aceitei o desafio lançado por Erich Decat de assumir a frente da equipe da CRC!News.
Por entender a independência e a diversidade como os principais valores deste veículo, desde o início venho buscando ampliar o debate e dar voz a novos players. De Rondônia à Faria Lima, passando por empresas estabelecidas nos mais diferentes cantos do país, a cada edição mergulho neste universo de mais de 1,1 mil escritórios tendo como meta trazer ao menos duas novas assessorias que jamais figuraram nas páginas da revista.
Ao longo deste processo, tive a felicidade de conversar com pessoas altamente capacitadas, que vem contribuindo para tornar minha ambientação ao mundo das assessorias de investimento cada vez mais ágil e natural. Mais do que isso: estar em contato diário com diferentes realidades me fez ver como cada escritório se encontra em um momento distinto em relação à comunicação.
Por um lado, alguns negócios contam com grandes equipes e áreas de marketing altamente estruturadas, enquanto a imensa maioria ainda desconhece o simples processo de uma entrevista e está pouco familiarizada ao contato com a mídia. Então comecei a pensar: se existem tantos projetos incríveis de comunicação sendo colocados em prática, por que não compartilhar estas ações e todos os benefícios que elas trazem para que o mercado desperte para a questão e evolua como um todo?
A partir desta pequena semente, esbocei os primeiros traços do Summit Leads. A princípio, o objetivo era fazer algo modesto, com apenas quatro painéis. Contudo, o projeto ganhou eco e escala à medida que recebi apoios importantes, desde o próprio Decat, que incentivou e forneceu as ferramentas necessárias para tirar a ideia do papel, até pessoas extraordinárias como Walas Lopes, fundador da VendEver, cuja dedicação em me conectar com as mais diferentes empresas se mostrou fundamental para concretizar o evento.
Durante as últimas semanas, em meio a uma maratona de reuniões para apresentar o conceito e viabilizar a realização do Leads, pude ver o quanto o setor está carente e sedento por debates sobre o tema. A adesão de 20 parceiros surpreendeu, mas mais surpreendente ainda foi acompanhar a mobilização dos interessados em acompanhar os painéis, que esgotaram as vagas 19 dias antes da data de realização. Os pedidos não pararam de chegar, e infelizmente muitos tiveram de ficar de fora pela falta de capacidade do espaço em receber novas pessoas.
Penso que a maior prova de sucesso tenha sido dada no próprio dia 8 de novembro, por meio da reação e do engajamento dos participantes. Quem teve a oportunidade de acompanhar de perto os debates afirma ter saído de lá repleto de ideias para colocar em prática e impulsionar o marketing e a comunicação dentro de seus negócios. Sem falar na possibilidade de fazer networking e ampliar o leque de contatos com representantes das seis plataformas que marcaram presença no Leads, entre apoiadores e espectadores: XP, BTG, Guide, Modal Premium, Safra Invest e Ágora.
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Toda essa repercussão apenas mostra que, em um ambiente cheio de oportunidades, mas também de alta competitividade como o das assessorias de investimento, comunicar bem será cada vez mais importante para se diferenciar da concorrência. Quem falhar em levar esta mensagem de maneira efetiva tanto no âmbito interno, de modo a fortalecer sua cultura e atrair talentos, quanto no ambiente externo, para conquistar novos clientes e expandir seu negócio, está fadado a ficar para trás, correndo o risco de desaparecer ou ser absorvido por outras operações.
Mais do que nunca, a comunicação deixa de ser apenas um diferencial para se tornar uma necessidade. E o Leads nasce para ajudar a todos nesta missão. Nos vemos nas próximas edições!
Texto publicado na edição 60 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.