Nas próximas semanas, a plataforma 2 Investe, criada pela Quantum para facilitar a gestão de carteiras dos escritórios que estão dando os primeiros passos no mercado, deve ganhar uma nova funcionalidade que vai permitir ao assessor projetar sua remuneração. A ferramenta deve automatizar cálculos, contribuir no planejamento e possibilitar que o profissional visualize de forma prática todos os clientes dentro do seu portfólio.
“Estamos investindo pesadamente em nosso consolidador de carteiras, especificamente na ferramenta de custos, para o assessor ver como está a remuneração, como ele vai cobrar e qual cliente está contribuindo mais para o seu ganho financeiro. Sem isso, a pessoa precisa calcular na mão portfólio por portfólio o quanto ele vai receber. É uma forma de se planejar melhor, saber qual a receita esperada e ganhar tempo”, esclareceu Leonardo Alves, CEO da 2 Investe, em entrevista à CRC!News durante a edição 2022 da Expert XP.
O executivo acrescenta que a nova funcionalidade deve contribuir também na hora do assessor conferir se o que está sendo entregue de remuneração está correto. “É uma outra fonte independente de validação. A ferramenta está em desenvolvimento e deve ser lançada em torno de um mês. Vai entrar como uma opção dentro dos nossos reports. Quando ele olhar os relatórios, poderá acessar a planilha de custos.”
Para Alves, a 2 Investe foi criada pela Quantum para atender às necessidades de quem está começando no ramo de assessoria e busca uma estrutura que ao mesmo tempo seja acessível em termos financeiros, possibilite atender bem o cliente e traga a praticidade necessária para ele ganhar tempo com tarefas, obtendo disponibilidade para investir em prospecção e fazer o negócio crescer.
“É uma plataforma completa, a mesma que a Quantum disponibiliza para private bankers e wealth managers, mas em formato e estrutura voltados para quem está no início. Rapidamente, a pessoa consegue acessar o nosso site, fazer um cadastro e usar de forma gratuita para conhecer os recursos até começar a ter mais clientes. A partir do momento que cresce, vai migrando dentro dos nossos planos, com as mesmas funcionalidades que já está acostumado a usar desde o início”, resumiu .
Dentre as funcionalidades reunidas na 2 Investe, destaca-se uma grande base de dados com fundos, ações e títulos públicos. “O profissional consegue consultar informações desses ativos, compará-los rapidamente, mostrar para o cliente e fazer um backtest, mostrando na prática para o investidor que a sugestão dele deixaria sua vida melhor.”
Praticidade via tecnologia
Na visão de Alves, buscar informações em várias ferramentas diferentes e controlar tudo pelo Excel toma muito tempo no dia a dia do assessor. Por isso, é uma grande vantagem contar com algoritmos rodando por trás de uma base de dados estruturada e confiável.
“A pessoa poupa tempo para ir atrás do que mais precisa, que é atender bem o cliente, ver suas dores e responder às necessidades. Foi algo pensado para incentivar o crescimento do mercado de assessores. A Quantum tinha muitos clientes entre os grandes bancos, mas faltava algo para quem não tem recurso suficiente para assinar um contrato institucional conosco. Hoje, a mesma ferramenta que ele estava acostumado a usar no Private para aconselhar o cliente na agência, ele encontra na 2 Investe”, disse.
Texto publicado na edição 50 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do mercado de assessoria de investimentos.