Entidades se mobilizam para alterar pontos da resolução da CVM e abrir o escopo de atuação dos AAI no exterior
Em meio ao pleito da indústria de investimentos para abrir as portas do mercado externo para investidores locais, o comitê chamado Iniciativa de Mercado de Capitais (IMK) do Ministério da Economia deverá se reunir nas próximas semanas para discutir a proposta nas próximas reuniões do grupo de trabalho do governo federal.
Na prática, o chamado IMK colocou na pauta de discussão uma das propostas da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai): a facilitação de acesso ao mercado internacional por investidores brasileiros. Pela primeira vez, a Abaai passou a ocupar este ano um dos assentos desse comitê. A reunião será virtual e a data ainda está em análise pelos coordenadores do IMK, vinculado à Secretaria de Política Econômica do Ministério, apurou o CRC News.
Lançado em 2009, o grupo de trabalho do governo federal reúne 25 entidades. Entre elas, o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Receita Federal, Susep, Febraban, Ancord e Anbima. O IMK elegeu 11 pontos para as próximas reuniões. Além da facilitação de acesso ao mercado internacional por investidores brasileiros, incluiu ainda a facilitação de acesso ao mercado brasileiro por investidores estrangeiros. Serão discutidos, por exemplo, questões tributárias e cambiais.
Confira a íntegra na revista CRC!News desta semana.