Por ser um ano eleitoral no Brasil, o mercado financeiro em 2022 espera muita volatilidade e conflitos políticos. Diante dessa situação, o investidor precisa analisar com calma os possíveis cenários pelos quais o Brasil poderá passar nos próximos quatro anos. Para ter maior conhecimento do mercado financeiro, os escritórios de agentes autônomos servem de guia para os clientes em um ano inquieto.
Apesar de um período conturbado, Zyg Vesoloski, Head Comercial da Nippur Finance, destaca que o acompanhamento do assessor de investimento junto ao cliente é fundamental. “Assim como a percepção de risco aumenta, a necessidade de orientação também. Dessa forma cresce a demanda por uma assessoria qualificada, algo que é incomum no mercado financeiro tradicional”, comentou em entrevista à CRC!News.
O Head do escritório parceiro da XP frisa que naturalmente as pessoas tendem a evitar decisões de investimentos de longo prazo em períodos de maior volatilidade. “Entretanto, em cenários como esse é comum surgirem boas oportunidades, por isso o acompanhamento e proximidade do assessor de investimentos junto ao cliente é fundamental. Isso gera maior fidelização e satisfação dos clientes, que sabem que podem contar com um especialista
mesmo nos cenários mais adversos, o que para o escritório é ótimo no longo prazo”, complementa Vesoloski.
Adriana Pinheiro, sócia fundadora do escritório Oikos Investimentos, parceiro do Safra Invest, acredita que mesmo com o ano conturbado politicamente, é possível conquistar novos clientes. Para Pinheiro, apresentar produtos que não são impactados diretamente pelas eleições e indicar que podem surgir boas oportunidades são processos importantes. “Além disso, é um momento em
que mais os clientes precisam de assessoria para os seus investimentos. Conseguindo demonstrar todos esses fatores, angariamos novos clientes e passamos a segurança que ele precisa”, relata.
A Oikos revela algumas estratégias para fazer a blindagem de ativos dos clientes em momentos. A sócia destaca a diversificação da carteira como o principal método utilizado pelo escritório. “Priorizar ativos pós-fixados, com hedge cambial e no exterior, também são interessantes para o momento”, exemplifica.
Confira a íntegra na revista CRC! News desta semana.