A consultoria se preparar para a forte demanda em 2022, advinda de gestores, consultores e AAIs
A Br Invest, primeira consultoria especializada no segmento de administração, gestão, custódia e distribuição de fundos, do ponto de vista de governança e compliance – fazendo frente a crescente demanda por serviços especializados no setor de investimentos no Brasil – anuncia Patrícia Ribeiro de Lima com sua mais nova sócia.
Patrícia foi COO e sócia da NEO Investimentos de 2014 até dezembro de 2021 (associada desde 2010), responsável pela coordenação das áreas de Middle, Risco, Compliance, Administrativo e TI. Desde 2002 no mercado financeiro, onde atuou nas áreas de controles, back-office e risco (mercado, operacional, cross-border e reputacional) no BankBoston e do Banco Santander (tesouraria e asset management). Anteriormente, também trabalhou em análise e desenvolvimento de sistemas, e qualidade na Brás & Figueiredo e na Vesta Technologies, Graduada em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e cursou o Mestrado Profissional em Economia e Finanças pelo INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa.
Segundo José Brazuna, sócios fundador da B Invest: “Ficamos muito felizes com o anúncio da Patrícia como parte do nosso time. O setor de asset management continuará crescendo expressivamente, tanto em segmentos tradicionais, mas, muito fortemente em gestores de nicho (multi-family offices, gestores de carteira administrada, crédito, produtos alternativos, cripto, imobiliário, agro, etc.). Temos percebido uma enorme onda de empreendedores externos ao mercado financeiro usual, que desejam competir neste mercado (empresários, influenciadores, engenheiros de dados, etc.).
Também vemos uma frente muito forte de crescimento em 2022 com a nova regulação de Agentes Autônomos de Investimento, que tem um desafio de crescer institucionalmente, estrategicamente, e adquirindo novos ritos de governança. Este é o nosso ponto forte no mercado, o diferencial de qualidade da Br Invest.
E, a Patrícia tem uma enorme bagagem no mercado de asset management, com experiência na estruturação de produtos, governança, operações e compliance, e, dará nova ótica para o nosso trabalho.
E ela trabalhou em uma gestora que sempre admiramos, e que comunga de valores que também acreditamos. Isso é muito bom.
Estamos bastante otimistas com o crescimento destes mercado, e, para 2022 anunciaremos novas contratações relevantes para a expansão da Br Invest.”
Os focos estratégicos de atuação da BR Invest são:
-Implementação de estruturas de gestores, administradores, custodiantes, consultores, distribuidores, Agentes Autônomos de Investimento etc. (do business plan à formulação de políticas, até a habilitação junto a reguladores);
-Criação e revisão de processo de distribuição, suitability, consultoria e controle de adequação a perfis de investimento;
-Regulação CVM e autorregulação ANBIMA e B3;
-Governança e processos de investimento para Family Offices;-Mapeamento de fluxos operacionais, adequação às normas, avaliação de manuais e políticas com foco na geração de evidências que comprovem o atendimento das normas aplicáveis;
-Revisão e adequação de estruturas a mudanças regulatórias;
-Due Diligence de gestores e demais prestadores de serviço;
-Suporte em questionamentos de reguladores e autorreguladores, bem como a estruturação de relatórios periódicos de adequação exigidos pela CVM.
Hoje, nossos clientes são gestores, administradores de fundos, consultores de investimento, distribuidores, agentes autônomos de investimento, associações e investidores estrangeiros.
Também conduzimos projetos em entidades como o CFA Society e Planejar, com intensa interlocução e debate com a CVM. No campo internacional, nossa empresa já desenvolveu estudos diversos sobre estratégia de atuação no mercado local de gestão de recursos para grandes players do mercado global, visando à criação de negócios locais.