Os embaixadores de uma marca são os responsáveis por representar seus valores, construir uma relação com o público e aproximar as pessoas da empresa. A ideia de ter um rosto conhecido associado a uma marca é muito comum em diversos segmentos, e também começa a se popularizar no mundo financeiro, através das assessorias e gestoras.
A Genial Investimentos é um ótimo exemplo de empresa que vem utilizando o artifício da imagem de uma personalidade para associar sua marca e unir valores. O principal nome que está com eles é Gustavo Kuerten, ex-tenista tricampeão de Roland Garros e único brasileiro a liderar o ranking da ATP.
O Head de Criação da Genial, Cadu Vigilia, diz que trazer a imagem de Guga para a empresa é se associar a tudo o que ele representa para a população brasileira. “Ele é aquele cara que transmite confiança, calma, seriedade, profissionalismo… É um atleta exemplo de tudo aquilo que a gente acredita. E, claro, é o Guga, todo mundo gosta dele”, afirma em entrevista à CRC!News.
Recentemente, a Genial acrescentou mais uma figura na sua grade de embaixadores: Marcos Palmeira. Com 54 anos de carreira no meio artístico, o ator é atualmente conhecido pelo seu papel como José Leôncio na releitura de Pantanal. A escolha foi feita a partir da avaliação de um casting.
Além de representar solidez e consistência, atributos que a Genial pretende transmitir, a presença de Marcos conversa com o objetivo que a equipe de Marketing da gestora tinha ao ir atrás de um novo embaixador: a veracidade. Palmeira está na extensa lista de clientes e acredita muito no que a marca oferece.
“O mais legal é que a figura dele vai além de sua presença na novela, que é sucesso. Ele é empresário e muito ligado a pautas que a Genial também se preocupa. Estamos muito felizes em trazê-lo para nosso time e ver que as publicações que faz sobre a gente tem retorno por ele ser muito verdadeiro. Tínhamos diversas opções com mais seguidores nas redes, mas o engajamento que ele tem com público é muito interessante”, revela Cadu.
Para a Genial, ter embaixadores e influenciadores é uma porta de entrada para diversos públicos diferentes. “Vamos ter influenciadores de moda, viagem, games… Queremos essa diversidade aqui dentro”, explica Vigília. Como a internet funciona muito com base em tentativa e erro, a ideia é fazer experimentos com esses influenciadores para posteriormente estender contratos.
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Aposta também em assessoria
Já na área de assessoria, uma marca que aposta em embaixadores é a InvestSmart, que conta com o ex-goleiro Júlio César. O CMO do escritório, Bruno Hora, conta que a necessidade de um embaixador veio do modelo de negócio da casa. Com quase 90 mil clientes e mais de 1000 funcionários, o executivo sentia falta de um representante para a empresa.
“É uma pauta que parece simples, afinal é apenas pegar uma pessoa famosa e transformá-la em embaixadora. Mas essa pessoa tem que parecer com a empresa e sua cultura”, explica Bruno. A relação com Júlio César vem de algum tempo. Além de ser amigo de Bruno, o atleta é um dos clientes mais antigos da casa. O fato de ser uma pessoa alegre, com muitos amigos, e valorizar a família, fez com que ele chamasse atenção do escritório. “Ele tem essa imagem de pessoa do bem, vitoriosa. Não se envolve em escândalos. Tem reputação e credibilidade”, explica.
Mesmo morando em Portugal, o goleiro se faz presente nos eventos da empresa no Brasil. Bruno conta que há na InvestSmart um lema: “celebrar na mesma intensidade que trabalha”. Foi em uma confraternização da companhia, quando Júlio subiu ao palco e agradeceu os presentes, que o executivo percebeu como o ex-atleta era parecido com os valores da empresa.
Para o CMO, ter um embaixador é uma maneira de se destacar em meio a outras empresas. A ideia surgiu quando a empresa tinha cerca de 400 colaboradores. No entanto, essa ainda não é uma prática comum no mercado, apesar de ser uma das mais de 100 iniciativas do time de Marketing para posicionar a empresa no mercado. “Assets, consultorias e assessorias ainda não entenderam a relevância de uma boa estratégia de Marketing”, relata Bruno. Ele diz ainda
Segundo ele, a credibilidade do embaixador, junto com a infraestrutura oferecida pela empresa, chega a ser critério de desempate para pessoas que estão escolhendo onde trabalhar. Por isso, em sua visão é um movimento que tende a crescer no mercado, como mostra o caso da All Investimentos. Responsável pela pasta de Comunicação e Marketing da casa, Andreza Dutra vê a necessidade de personificar a empresa através de um embaixador. A assessoria está em processo de preparação da pessoa que vai assumir o posto. “Tem que ser alguém que consolide a relação entre cliente e serviço oferecido”, conta.
A autoridade foi o fator determinante para selecionar o embaixador. Por isso, seguindo uma estratégia diferente, a All optou por buscar uma pessoa que tenha conhecimento na área, no lugar de buscar um rosto já conhecido. Em sua visão, os escritórios vão entender cada vez mais que esse pode ser um diferencial importante. “Dá muito certo, e eu não tenho dúvidas que isso gera negócios e resultado”, conta a executiva.
Texto publicado na edição 51 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do mercado de assessoria de investimentos.