Movida pela paixão em aprimorar seus conhecimentos, Daniella Rolim se viu desafiada há 10 anos, quando recebeu uma proposta para migrar de um banco para a assessoria de investimentos. Em busca de abrir novas portas na carreira, começou a estudar para a prova da Ancord, requisito para se atuar no setor. Desde então ela não parou mais e hoje é certificada com o CFP®, cujos conhecimentos aplica na Flap Capital para oferecer um atendimento mais amplo, unindo o planejamento financeiro às metas dos clientes.
Por estar acostumada a se dedicar intensamente para não correr o risco de passar novamente pelo processo, ela conta que a aprovação não foi tão complicada. “Fiz um curso preparatório e passei na primeira tentativa. Na época, não existia prova online, e as avaliações aconteciam com intervalos maiores e em diferentes cidades a cada mês. Era bem diferente o processo de certificação”, recorda em entrevista à CRC!News.
Já atuando na assessoria, ela percebeu que precisava se diferenciar dos colegas de profissão, principalmente por ser o início da popularização do mercado e da própria XP. Ao chegar em alguns prospects, a maioria dos clientes sequer sabia do que ela estava falando: “as pessoas olhavam com um ar de ‘o que essa menina está fazendo aqui?’ Era tipo o bitcoin hoje”, brinca.
No anseio de querer entregar mais em seus serviços, a assessora começou a realizar um trabalho de planejamento atrelado ao objetivo da pessoa. Começou por um cliente cuja filha iria estudar na Alemanha. “Pensando em ajudar, liguei na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para entender como era o processo para ser fazer faculdade por lá. Levantei os custos envolvidos e desenhei um plano estratégico mostrando quanto teria de poupar por mês, qual a meta de rentabilidade da carteira e o tempo que levaria para obtê-la dentro do perfil de risco do cliente”, explica.
Quando se deu conta, estava realizando o planejamento financeiro de algumas pessoas e decidiu alçar voos maiores por meio da certificação específica para a área, oferecida pela Planejar. O novo desafio, ao contrário da Ancord, foi um pouco mais difícil. O curso preparatório, oferecido pela FK Partners, ocupou quase todos os seus sábados durante oito meses. Além disso, ela ainda dedicava mais 4 horas por dia para ajudar na fixação do conteúdo.
Mesmo com toda a dedicação, Rolim passou em quatro módulos dos seis módulos. Para ser aprovado em todos, é necessário um índice geral de acertos de 70%, além de um mínimo 50% em cada área. “Como passei nos módulos mais difíceis na primeira fase, decidi fazer só os dois que faltavam. Da segunda vez, estudei em casa e tinha algumas aulas online da FK ainda disponíveis”, conta.
Metodologia própria
Depois de obter a certificação, a assessora começou a desenvolver uma metodologia própria de trabalho na Flap Capital, onde atua como Head de Growth e Comercial.
O escritório, além de olhar o planejamento atrelado com as metas dos clientes, tem o cuidado para entender o comportamento econômico junto da neuroeconomia. Do estagiário ao backoffice, todo o time de colaboradores passa pela universidade da Flap como forma de alinhar a metodologia aplicada no dia a dia. A plataforma disponibiliza aos assessores cursos gravados que ensinam a montagem do plano, as perguntas mais relevantes na hora do bate-papo com o cliente, e mostram como entender melhor o investidor.
“Damos o treinamento necessário e incentivamos a equipe a realizar a prova do CFP®. A meta é que todos tenham essa certificação dentro do escritório”, explica.