Há 27 anos no mercado financeiro, Melissa Pinheiro, a sócia diretora da Ópera Investimentos, possui vasta experiência atuando nos mercados de Pessoa Física e Pessoa Jurídica. A profissional que trabalhou no Banco Safra, Banco Safra e China Construction Bank destaca que o crescimento de lideranças femininas é importante para a construção de um ambiente profissional mais igualitário, diversificado e inclusivo.
“Na minha visão isso está sendo possível porque as mulheres estão buscando se capacitar e demonstrando competências e habilidades que vem agregar em quaisquer mercados, dentre elas a resiliência (sendo essa habilidade uma das mais procuradas atualmente pelo mercado corporativo), a empatia (as mulheres tendem a ser mais empáticas que os homens, pois o ato de se colocar no lugar do outro e atentar mais ao lado humano de cada um são aspectos que fazem parte da realidade feminina), horizontalidade (nós, mulheres, não nos colocamos em um pedestal como acontece com muitos homens. Ficamos mais próximos das equipes e encorajamos a participação de todos, unindo e formando equipes mais coesas e eficientes) e a flexibilidade (ser multitarefa, conseguimos administrar todas as nossas responsabilidades e, ao mesmo tempo, observar as necessidades dos colaboradores). Além disso tudo, somos mais propensas a nos adaptar a mudanças e lidar melhor com novidades do mercado”, complementou a sócia diretora que está no escritório parceiro da Genial Investimentos desde janeiro.
Pinheiro não se importa se o agente autônomo de investimento é homem ou mulher, na visão da profissional, o que vai determinar o bom trabalho é a competência. Mesmo em um ambiente, que ainda é, masculino, a AAI revela que nunca enfrentou dificuldades. “Na maioria das equipes em que estive, eu era a única mulher. Mas não vejo que enfrentei dificuldades ou desafios por isso. Tenho uma visão um pouco diferente do mercado. Eu acredito que se você é competente e se impõe não importa o gênero. Nas instituições que trabalhei, eu sempre me destaquei e fui reconhecida pelo meu trabalho”.
Para incentivar outras profissionais que almejam chegar a cargos de liderança e chefia, Melissa Pinheiro destaca dois pilares: se capacitar e ser pautada na ética. “Produto é commodity, o que vai fazer a diferença é você, a sua capacidade de ofertar o melhor serviço e uma experiência única ao seu cliente”, acrescentou