Da Redação.
O Mercado Bitcoin (MB), a maior plataforma de ativos digitais da América Latina, anuncia que suas demonstrações financeiras e custódia passam a ser auditadas anualmente pela EY, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo. Essa iniciativa reforça o compromisso do MB com a transparência, segurança e melhores práticas de governança corporativa.
O MB é uma das poucas exchanges do mundo, e a única na América Latina, a contar com a auditoria anual da EY. “O compromisso do MB com a transparência não é de hoje. A empresa já realiza auditorias independentes desde 2018, e a EY está conosco desde 2022. Agora, esse novo importante passo reforça o nosso pioneirismo em garantir segurança aos nossos clientes e ainda mais confiabilidade de nossas operações para parceiros e sociedade como um todo”, diz André Gouvinhas, CFO do MB.
A auditoria da EY é um processo rigoroso e minucioso que vai além da análise de planilhas e checagem em instituições financeiras. Para realizar esse trabalho para o MB, utilizou seu conhecimento em blockchain e criptoativos para poder examinar os milhares de wallets do MB e milhões de transações. Isso incluiu checar os wallets declarados pelo MB para confirmar se são de fato da empresa, auditar blockchain e incorporar um processo novo e complexo no setor de auditoria. Para tanto, uma equipe especializada da EY foi a responsável por conduzir a auditoria.
A iniciativa garante diversas vantagens para os investidores do MB, entre elas:
- Segregação e maior segurança para quem investe: faz parte do trabalho da auditoria avaliar os wallets e como é feita a segregação dos recursos próprios e do patrimônio dos clientes.
- Credibilidade global: a EY é um selo de credibilidade reconhecido em todo o mundo por ser uma empresa independente e com altos padrões de qualidade.
- Lisura das informações: a auditoria garante a lisura das demonstrações financeiras e da custódia do MB, assegurando que os números sejam precisos e confiáveis.
- Prevenção de fraudes: a auditoria ajuda a prevenir fraudes, má conduta e inconsistências, protegendo os clientes contra riscos.
“A EY Brasil conduziu com excelência o complexo e inédito desafio de examinar minuciosamente movimentações cripto em blockchain. Para isso, foi dedicada toda uma equipe com vasta experiência em auditoria de empresas de criptoativos. O MB se orgulha por fazer o certo e oferecer sempre novas camadas de segurança e proteção para nossos clientes. Para além, nosso compromisso ético se estende à sociedade e em prol do desenvolvimento de um mercado de criptoativos mais confiável”, afirma Gouvinhas.
“A EY atende dezenas de clientes da área tecnologia e atua com o mercado de blockchain, cibersegurança e cripto, tanto na área de auditoria, quanto de consultoria. É um mercado de fato complexo, novo, e que demanda uma atualização constante. Foi um prazer sermos parceiros do MB nesta jornada”, afirma Paula Colodete, Sócia de Auditoria de Instituições Financeiras.