No programa Foi Assim desta semana, Pedro Figueiredo recebeu Odile Ginaid, sócia fundadora e assessora da Nortus Investimentos. Na live, eles conversaram sobre a paixão dela por velejar e como a assessoria de investimentos surgiu na sua vida.
Segundo Odile, sua entrada no mercado financeiro foi por meio de um colega que notou sua aptidão para a área comercial. Como ela já auxiliava a família e amigos nos investimentos, decidiu prestar a prova da Ancord e tentar a sorte na nova profissão.
No início, ela encontrou dificuldades para se ver em outra profissão e conciliar o dia a dia do mercado com a necessidade de treinar e viajar para competir. “Não queria estar presa em um escritório e a assessoria me permitia conciliar com a vida de atleta”, explica.
A capixaba contou também como foi o início da Nortus, da qual ela é sócia fundadora. Criada em 2020, a empresa nasceu da união de seis profissionais do setor que já tinham trabalhado juntos em outra operação e se juntaram para “fazer algo diferente”. Para a atleta, começar com três homens e três mulheres indica que o negócio nasceu com a diversidade no DNA. “Queremos ser muito transparentes com o nosso cliente, passar confiança e tranquilidade”.
O nome “Nortus” vem da junção das palavras em inglês “North”, que traduzida para o português é Norte, e “Us”, que significa nós, dando a ideia de que o escritório guia seus clientes e, juntos, todos caminham para o Norte. A arte da logo seguiu o mesmo viés, com o “N” grande em azul.
Relacionando as duas áreas da sua vida, Odile conta que o contato com o esporte desde os 8 anos foi essencial para sua jornada no mercado financeiro. A vela já a levou para competições nos cinco continentes, e isso trouxe senso de responsabilidade, autonomia, disciplina e trabalho em equipe, principais características para encarar a assessoria de investimentos. Como atleta, ressalta, o resultado não vem do dia para noite. São necessários anos para se aperfeiçoar.
Ao final, Ginaid compartilhou com o público que a Nortus está entrando na fase 2.0. Nos primeiros anos, o escritório se focou totalmente no cliente. “Agora é hora de focar no crescimento”. O projeto será dividido em 3 pilares: talento; processo e governança; processos e estratégia. O objetivo é trazer cada vez mais gente para a equipe, mas com o foco maior no primeiro pilar, pois segundo Odile, é o talento que leva aos processos.
“Procuramos assessores que se identifiquem com a nossa história para nos ajudar a crescer com calma e organicamente. Depois, avançaremos para o projeto 3.0, 4.0 e assim por diante”, explica.
Para as pessoas que não vieram de banco e não são do mercado financeiro, mas têm a vontade de entrar no setor, ela indica: “quem não é do mercado financeiro também consegue estar aqui. Se tiver interesse e foco na profissão, é só nos procurar.”
O programa “Foi Assim” vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, no Instagram da Revista CRC!News, falando sobre a estruturação dos escritórios e o mundo da assessoria. A apresentação é do jornalista Pedro Figueiredo.
Leia esse e outros destaques na edição 42 da revista CRC!News.