As experimentações no ambiente digital têm chamado atenção também – e, principalmente – do mercado financeiro. Termos já conhecidos como as bitcoins e NFTs ganham ainda mais força nesse novo cenário e acendem um alerta de tendência entre os investidores.
Além dos ativos diferenciados que estão diretamente ligados ao metaverso, Mateus Messias, analista na Inside Research, avalia o movimento das empresas de varejo: “o metaverso não é nada mais do que um ambiente social nesse primeiro ponto. Então é um ambiente onde as pessoas vão socializar virtualmente e torna-se propício para o varejo, seja depende ou independe do setor. A gente vê iniciativas, por exemplo, como o Itaú colocando a sua marca em alguns jogos”, disse em entrevista à CRC!News.
Para Cauê Mançanares, CEO e diretor de gestão da Investo, a pandemia transformou a forma de consumir o digital e acelerou um processo que já estava acontecendo. “As criptos de mídia e entretenimento relacionados a NFTs são o coração disso tudo, é o coração do metaverso. Ano passado a gente viu uma explosão no interesse por esse tipo de ativo”, contou ele.
Hoje, as opções para os investidores colocarem seu capital focado em metaverso são infinitas. Segundo Mateus “várias empresas estão entrando nesse mercado e que não são, necessariamente, de tecnologia”, o investidor precisa apenas acompanhar as tendências e entender qual instituição está compromissada com o futuro digital.
Um ponto que intriga o CEO da Investo é que ainda não é possível traçar um perfil do investidor desse novo setor. Há desde jovens que são mais atentos às tecnologias e investem no assunto que conhecem a pessoas que investem pensando à longo prazo, focando as suas economias no futuro de seus filhos.
Aos que gostariam de ir direto na fonte, ou seja, investir nas empresas de tecnologia que estão diretamente ligadas ao metaverso, a XP recomenda em seu relatório:
Facebook (FBOK34) -> Dona de alguns dos maiores veículos de mídia social do mundo, o Facebook conta com quase 1/3 da população global (2,5 bilhões de pessoas) acessando pelo menos uma de suas plataformas diariamente.
Roblox (R2BL34) -> Roblox é um MMORPG e MMOSG baseado em mundo aberto, multiplataforma e simulação do multiverso.
NVIDIA (NVDA34) -> A empresa é responsável por fazer o design, desenvolver e comercializar processadores gráficos 3D e softwares relacionados para o mercado convencional de computadores pessoais.
Unity (U2ST34) -> Provedora de uma das mais poderosas plataformas (engine) de criação de universos 2D e 3D.
Além dessas, as criptomoedas Decentraland (MANA), Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ) também estão disponíveis.
Fonte: XP Expert