Muitas empresas usam como tática para atrair novos talentos programa de trainee, o termo em inglês se refere ao cargo no qual o profissional é preparado para desempenhar uma função específica.
No mundo dos escritórios de assessores de investimentos isso não é diferente. Programas como este são uma maneira de trazer novos talentos para casa, como é o caso da Diagrama Investimentos. No time de RH e Expansão, responsável pela elaboração do projeto, estão Daniel Mariga, Lidiane Lima e Renata Braga, que conversam com a CRC!News sobre a importância da iniciativa.
Para participar do programa é preciso cumprir alguns requisitos. Estar cursando, ou ter formação em administração, finanças, economias ou áreas correlatas ao business. Também não pode faltar interesse por investimentos e desenvoltura na área comercial, além de gostar de desafios. Experiência na área comercial ou de relacionamento com o cliente, conhecimentos sobre investimentos e certificações – CPA 10, CPA 20, CEA, ANCORD – são diferenciais.
O processo seletivo da Diagrama é composto por três fases: a primeira é uma entrevista por telefone, apresentando a oportunidade ao candidato. Depois, os candidatos em potencial passam por uma segunda entrevista, desta vez por videochamada. Os aprovados nesta etapa vão para a terceira fase, onde acontece uma dinâmica em grupo envolvendo também o RH e os heads da área comercial. “Nesta última fase, avaliamos quais as soft skills e hard skills de cada candidato com muita cautela, e simulamos atendimento mediante aos desafios que eles irão encontrar durante o programa”, conta o time do escritório.
Os aprovados passam por um onboarding com o RH e posteriormente passam alguns dias com os heads comerciais, sendo orientados e recebendo informações da empresa, abordagem e desenho do programa.
Leia o texto completo na revista CRC!News desta semana.