A quarta edição do Finfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais confirma que os influenciadores são um fenômeno que vieram para ficar. Produzido em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), o levantamento aponta que o número de finfluencers que mais que dobrou, passando de 255 no primeiro semestre de 2022 para 515 nos últimos seis meses do ano passado.
Falando para 165,7 milhões de seguidores (alta de 76%), eles são responsáveis por 1.257 perfis no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube. O número representa um crescimento de 116,4% em relação aos 581 perfis identificados na edição passada.
“Diante do dinamismo desse segmento, aprimoramos nossos robôs e passamos a fazer uma varredura mais recorrente pelas redes sociais em busca de perfis novos ou que começaram a ganhar relevância. Os dados trouxeram o que esperávamos: não houve mudança significativa entre os finfluencers grandes, mas o boom de pequenos e médios players ampliou significativamente a nossa base”, explica Amanda Brum, nossa gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados.
Os influenciadores somam 1.489 interações médias (medidas por curtidas, compartilhamentos e comentários) no segundo semestre de 2022, alta de 10% frente aos primeiros seis meses do ano. Juntos, eles produziram 276,8 mil publicações, 47,2% a mais do que no levantamento anterior.
Política brasileira ganha força
As eleições presidenciais de outubro no Brasil nortearam 11,1% das publicações no segundo semestre do ano passado, fazendo o número de postagens sobre política subir de quinto para terceiro lugar entre os temas mais tratados pelos finfluencers, atrás apenas do mercado de ações e criptomoedas.
As análises sobre os impactos econômicos dos principais fatos políticos e os eventuais desdobramentos do resultado das eleições contribuíram também para o crescimento da média de interações nos posts sobre esse assunto: foram 2.654 por post, 127% a mais do que no levantamento do semestre anterior. A temática só perdeu em termos de engajamento para commodities, que registrou 2.702 interações por post.
Confira o texto na íntegra no site da Ambima.
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