No último sábado (26), o Top Advisor Day reuniu alguns dos maiores especialistas no segmento Wealth para promover uma verdadeira imersão neste universo. Um dos destaques da programação foi a presença de Raphaela Fakri, sócia e head de Marketing da Renova Invest, que falou sobre o tema “Wealth Branding na Assessoria”. Em entrevista exclusiva à CRC!News, a especialista detalhou a importância do evento e explicou quais adaptações o marketing precisa fazer na hora de lidar com o público de grandes fortunas. Confira.
Qual a importância de um evento como o Top Advisor Day para o mercado?
A importância é que esse público que a gente trabalha é bem específico, ele tem peculiaridades. Estar aqui é muito legal para aumentar a qualidade do trabalho e do atendimento de todo mundo, através da troca em si de boas práticas, de ideias, de coisas que posso trazer para o meu cliente. O grande objetivo é conseguir atender melhor meu cliente no final da ponta.
Qual é a principal mensagem que sua apresentação trouxe para os participantes?
É um pouco da imagem que você quer construir sobre você ou sobre a sua empresa, que são os dois grandes públicos que temos aqui no evento.
E de que maneira o marketing pode ser uma ferramenta para ajudar o escritório a atrair esse cliente Wealth?
Está muito difícil de se diferenciar no mercado. Cada vez mais o assessor e o escritório vão precisar comunicar melhor os diferenciais ou criar novos diferenciais, e o marketing pode atuar nessas duas frentes.
O que muda no trabalho do marketing para o cliente Wealth na comparação com as ações executadas visando o cliente comum?
Em termos de construção de estratégia é igual. Falei muito na palestra sobre conhecer seu público, a jornada. Onde esse público está? O que ele consome? Esse público Wealth não está tanto nas redes sociais, mas dá para você dar experiências na jornada dele, em um clube, no esporte, onde a gente consegue conectar com ele. Acho que a estrutura de estratégia é a mesma, mas como comunicar e o que vai comunicar vai variar pelos interesses do público e pelo estilo de vida.
Esse pessoal de grandes fortunas costuma ser mais discreto. Como trabalhar marketing com esse componente de ser discreto?
A questão é que ele não quer ser exposto. Mas ele quer viver coisas que tragam experiências de prazer ou experimentação. Então às vezes o foco precisa ser em coisas mais individuais e personalizadas. É apostar em algo mais exclusivo do que fazer um grande evento e juntar todos os clientes. Promover uma reunião e dar um jeito de levar uma experiência diferente, ou convidar ele para viver uma experiência só você. O marketing tem muito esse negócio de navegar na ação e mostrar o que fez, mas no caso deste público, você precisa acreditar que ele mesmo vai achar legal e indicar. Essa será sua campanha de comunicação.
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