Na última semana, a notícia da mudança de assessorias entre XP Investimentos e BTG Pactual envolveu até mesmo o Safra Invest e trouxe de volta o clima de disputa entre as duas instituições que, no passado, já viveram uma espécie de dança das cadeiras entre os escritórios associados.
Na terça-feira (18), a Voga Invest anunciou o rompimento com a XP para se unir ao BTG. O escritório possui atualmente uma custódia de cerca de R$2,5 bilhões, e a mudança deve se concretizar após os 60 dias de aviso prévio. Fundada em Brasília, a Voga também está presente no estado de Santa Catarina.
A Ethimos Investimentos, por sua vez, anunciou por meio de comunicado oficial que deixou a XP Investimentos para se juntar ao BTG antes do término do prazo de 60 dias previstos por “não cumprimento do contrato por parte da corretora”.
“A partir de hoje, comunicamos a todos os nossos clientes que antecipamos nossa ida para o BTG Pactual. A Ethimos, agora, é parceira exclusiva do Maior Banco de Investimentos da América Latina”, aponta o documento.
Atualmente, o escritório reúne cerca de R$4 bilhões em ativos, mais de 7 mil clientes com 130 pessoas na equipe, e vê o movimento como estratégico para o objetivo de crescer ainda mais em filiais no interior de São Paulo, levando um atendimento aos clientes que necessitam de assessoria sofisticada e personalizada.
Em contrapartida, a XP Investimentos recebe a Krone Capital, que deixa o BTG após três anos de fundação. Em comunicado divulgado em seu site, o escritório confirma o desligamento da instituição, mas não cita a XP: “Pois honrando, mais uma vez, essa sua confiança, ouvimos nossos clientes, parceiros e amigos e decidirmos dar o próximo passo: optamos por nos desligar definitivamente da rede BTG Pactual para podermos trazer uma nova solução para vocês.”
O Safra Invest também foi atingido pela nova rodada de trocas. A Matriz Capital, eleita melhor escritório private no Safra Invest Awards 2021, deixa a companhia para se juntar à XP, com operações em São Paulo, Espírito Santo e Bahia. A empresa passou a usar #seguindocaminhos maiores em suas redes sociais desde o anúncio da mudança.
Histórico
A briga entre XP e BTG não é novidade, entre os casos mais famosos está o da EQI Investimentos que, em 2020, migrou de plataforma após o BTG comprar 49% da empresa. Entre as ofertas que os escritórios recebem para fazer esse tipo de movimento, está a possibilidade de virar uma corretora.
Texto publicado na edição 57 da revista CRC!News, acesse e leia a edição completa.
Leia mais
Acqua Vero abre inscrição para formação de assessores
Guide passa a oferecer fundos previdenciários da Porto
Agro vê assessor como aliado para popularizar setor na bolsa