A XP Inc. (Nasdaq: XP), plataforma tecnológica referência e um dos principais provedores de produtos e serviços financeiros a baixo custo no Brasil, anunciou a prévia operacional para o 4T21.
O total de Ativos sob Custódia (Assets Under Custody, AUC, na sigla em inglês) foi de R$815 bilhões em 31 de dezembro, um crescimento de 23% ano contra ano e 3% trimestre contra trimestre. O crescimento na comparação ano contra ano reflete uma captação líquida de R$230 bilhões e uma desvalorização de mercado de R$75 bilhões.
A captação líquida total foi de R$48 bilhões no 4T21 vs R$37 bilhões no 3T21, +29% trimestre contra trimestre.
A captação líquida ajustada por transferências de custódias concentradas foi de R$41 bilhões, ou R$13,6 bilhões por mês, versus R$47 bilhões no 3T21, refletindo a resiliência da nossa rede de AAIs e canais diretos em momentos de incerteza no cenário macroeconômico. Em uma visão anual, nossa captação líquida total em 2021 foi de R$230 bilhões, um crescimento de 16% ano contra ano, e nossa captação líquida ajustada por custódias concentradas total foi de R$176 bilhões, R$14,7 bilhões por mês, um crescimento de 25% ano contra ano.
Nossa base de clientes ativos cresceu 23% e 4% no 4T21 vs 4T20 e 3T21, respectivamente, totalizando 3,4 milhões. A média mensal de adição líquida de clientes caiu 23% de 52.000 no 3T21 para 40.000 no 4T21, impactada principalmente por uma menor ativação na Clear, dada o fraco momentum no mercado de ações.
A adição bruta à nossa rede de AAIs totalizou 1.106 no 4T21, uma queda de 7% trimestre contra trimestre, mas mantendo um crescimento forte de aproximadamente 370 novos AAIs por mês. Em 2021, a adição bruta à nossa rede de AAIs foi de 4.409 vs 3.724 em 2020, um aumento de 18% em um período no qual o foco foi em aumento de qualidade e produtividade da rede.
A Média de Negociações Diárias no Varejo (Daily Average Trades, DAT, na sigla em inglês) foi de 2,5 milhões no 4T21, uma queda de 5% trimestre contra trimestre, refletindo um cenário macroeconômico mais desafiador para equities. Em 2021, a Média de Negociações Diárias no
Varejo totalizou 2,7 milhões, vs. 2,4 milhões em 2020, refletindo maior número de clientes operando ações e futuros, especialmente no primeiro trimestre de 2021.
NPS (Net Promoter Score) Nosso NPS, uma metodologia de pesquisa amplamente utilizada para medir a satisfação do cliente, foi 76 em dezembro de 2021, refletindo nossos esforços contínuos para oferecer atendimento de qualidade a um custo menor para nossos clientes. Manter uma pontuação NPS alta continua sendo uma prioridade para a XP, já que nosso modelo de negócios é construído em torno da experiência do cliente. O cálculo do NPS em uma determinada data reflete as pontuações médias nos seis meses anteriores.