Hoje, amanhecemos com o mercado lá fora sem uma direção muito definida, enquanto os investidores aguardam novos dados sobre a inflação americana que devem ser divulgados a partir de quarta-feira. Lembrando que a inflação americana deve trazer mais sinalização sobre a alta de juros no país. A ata do Fed na semana passada já movimentou os mercados com a expectativa de um aumento de juros mais acelerado e também já em um cenário mais próximo, a ver se inflação vai corroborar com essa visão e continuar movimentando os mercados a reagirem nessa expectativa de aumento de juros.
Neste cenário, o futuro dos Estados Unidos sobe em torno de 0,1 % e o destaque por lá é a divulgação do resultado das empresas do quarto trimestre, ou seja, números consolidados de 2021 que começam a ser divulgados nesta sexta-feira. E como é tradicional na temporada de resultados, quem puxa esse começo são os grandes bancos o Citi, JP, Wells Fargo já reportando seus balanços no final dessa semana.
- A Europa reage em queda leve de 0.1 %, enquanto a China fecha pelo terceiro dia consecutivo em alta impulsionado principalmente pelos papéis de tecnologia, então Alibaba Teside. Depois de uma desvalorização forte ao longo do final do ano passado, principalmente, parece que o mercado encontrou uma oportunidade de compra e que está fazendo com que os papéis voltem a subir e consequentemente bolsas na China fechando no negativo.
- Aqui no Brasil, fechamos a primeira semana de negociação das bolsas de 2022 em queda, próximo de 2% no 102.7 mil pontos, o movimento aqui no país repercutiu o movimento das bolsas globais e também foi a primeira semana do ano mais negativa nos Estados Unidos, então o mercado no mundo todo reagindo a ata do Fed, em que foi indicada a antecipação do ciclo de aumento dos juros.
Aqui no país, o destaque é a questão dos reajustes salariais dos servidores públicos que está no holofote das discussões políticas, porque indicou um risco fiscal que deve continuar no radar, uma vez que se aprovado esse aumento não caberia no teto de gastos de 2022. Então, seguem as preocupações sobre os gastos do governo. Frente a isso, o presidente Jair Bolsonaro ensaiou um recuo em relação ao tema, ele chegou a reafirmar no final de semana que não haveria espaço no orçamento para reajustes salariais esse ano, inclusive podendo não dar reajuste aos policiais que era uma das classes de profissionais mais aguardadas.
Lembrando que esta semana temos alguns indicadores importantes a serem divulgados como o IPCA de dezembro, que sai na terça-feira, trazendo mais dados sobre como está a inflação no Brasil. O dólar hoje fecha levemente em alta subindo 0,25 depois de uma sequência de quatro pregões de queda cotado a R$5,64.