O dia pós-Copom tem sempre uma cara de “ressaca”, após passar a noite preparando conteúdos sobre o resultado da reunião. Como se sentissem a mesma coisa, as bolsas internacionais amanhecem em queda hoje — mas são decisões de outros bancos centrais e dados de outros países que pesam nesse caso.
Mercados operam com cautela antes das decisões de política monetária do banco central inglês (BoE) e do banco central europeu (ECB). Em relação ao primeiro, esperamos a avaliação da autoridade sobre o quadro de inflação, após surpresas altistas com o índice de preços ao consumidor. Enquanto isso, o banco central do Reino Unido deverá anunciar o segundo aumento consecutivo da taxa básica de juros, de 0,25% para 0,50%.
Nos Estados Unidos, também temos a divulgação de dados importantes durante a manhã, como a atividade no setor de serviços e pedidos de auxílio-desemprego, que ajudarão a avaliar a perspectiva de condução da política monetária pelo Fed (ver agenda). Os ganhos dos últimos dias e a forte queda da Meta Platforms (-23% após o fechamento) ajudam a pressionar os futuros de NY.
O que a Meta tem a ver com isso? Bom, o Facebook divulgou resultados ontem, e decepcionou o mercado com números abaixo da expectativa e uma projeção de crescimento para o futuro menor do que o esperado.
Aliás, no S&P, 233 de 500 empresas reportaram resultados do 4º trimestre, 75% delas acima do esperado. Na Nasdaq, 514 de 3143 empresas reportaram, 65% delas acima do esperado. Por fim, no EuroStoxx 600, 68 de 446 empresas reportaram, 66% delas acima do esperado.
O Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central decidiu por unanimidade elevar a Selic em 150 pontos-base para 10,75% a.a., como esperávamos. O grupo sinalizou que vê como “mais adequada, neste momento, a redução do ritmo de ajuste da taxa de básica de juros.”
Chamou a atenção o Copom ter elevado sua projeção de inflação de 2022 para 5,4% (antes 4,7%). Para 2023, a inflação em seu cenário de referência segue na meta de 3,2%. Do nosso lado, ajustamos a projeção para um ajuste de 100 pontos-base para a reunião de março, quando a Selic atingiria a taxa terminal de 11,75%.
O presidente Jair Bolsonaro busca incluir o ICMS na PEC dos Combustíveis, que deve ser apresentada nos próximos dias. Ainda não se sabe, porém, se todos os combustíveis e a energia elétrica serão contemplados pela possibilidade de redução de impostos.
Na quarta, o Pentágono anunciou que moverá parte suas forças baseadas na Europa mais para o leste. Estima-se que a Rússia tenha cerca de 100 mil tropas mobilizadas em sua fronteira com a Ucrânia e na fronteira deste país com Belarus, aliado russo. Autoridades ocidentais alertaram que o intuito da Rússia é invadir a Ucrânia.