As profissões relacionadas a essa área de atuação vem crescendo ano a ano no Brasil, mesmo durante a pandemia
Apesar das incertezas relacionadas à economia brasileira no ano de 2021, o mercado financeiro seguirá abrindo muitas oportunidades de trabalho em 2022. A tendência é que o mesmo resultado positivo se repita nesse novo ano com a geração de postos de trabalho no mercado financeiro está à expansão do mercado de capitais no Brasil. Em 2020, por exemplo, 28 empresas brasileiras abriram capital na B3, a bolsa de valores brasileira, sendo o maior número em 13 anos.
Segundo Maria Lucia Romaguera, Gerente de Expansão da Dapes Investimentos, empresa voltada ao mercado financeiro e presente em três capitais: Recife, São Paulo e Natal, a ascensão dessas profissões se dá no momento em que se destaca a empregabilidade e independência que esse nicho oferece. “Segundo uma pesquisa realizada através do Linkedin, hoje a profissão que está em maior evidência é a de assessor de investimentos. Essa crescente no mercado de assessores ocorre devido aos escritórios querendo aumentar cada vez mais sua gama de clientes, consequentemente contratando mais assessores comerciais”, explicou.
De acordo com a profissional, o número de assessores cresceu bastante dentro do mercado, principalmente de 2020 para cá. Hoje, existem mais de 17 mil atuantes no Brasil, segundo o anuário de 2021 da Associação Nacional das Corretoras de Valores. “Esse número é o triplo de cinco anos atrás, quando existiam 5 mil assessores em atuação no país”.