A CEO Alice Porto, que é responsável pelo Instagram Contadora da Bolsa, com mais de 276 mil seguidores, e pelo canal do YouTube, de mesmo nome, com mais de 156 mil inscritos, declara que faturamento subiu 272% desde 2020
No ano de 2021, registrou-se um salto no número de pessoas físicas entre os investidores da Bolsa de Valores (B3). Segundo relatório da XP Investimentos, já havia no fim de dezembro 4.976.145 CPFs como acionistas, o que significa um crescimento de 54% em relação ao encerramento do ano anterior. O estudo também apontou que esse incremento foi motivado fortemente pela entrada de pequenos aplicadores, tendo em vista o saldo médio de R$ 99,8 mil, contra R$ 267,7 mil em 2017. Tal cenário contribui para o sucesso na internet de contadores como Alice Porto, que explica aspectos tributários do mundo da Bolsa de Valores.
A Contadora mineira possui um canal no YouTube, chamado Contadora da Bolsa, que já tem mais de 156 mil inscritos. Alice também usa as redes sociais para dar dicas aos investidores sobre os tributos fiscais relacionados à Bolsa de Valores e sua conta no Instagram (@contadoradabolsa) acumula cerca de 270 mil seguidores. Nada mal para quem trata de um tema tão técnico. Mas o segredo da popularidade da contadora mineira é a forma simples e didática com que explica o que os investidores precisam fazer para não ter problemas com o Leão.
Em um dos episódios do seu canal do YouTube, ela explica os desafios do mundo das ações comparando as habilidades do investidor com as façanhas do herói Indiana Jones. “No mundo dos investimentos, não dá para simplesmente pegar o tesouro e ir embora. Existem várias arapucas e o Leão está só esperando o investidor cair em uma delas”, aconselha a especialista no vídeo.
Alice conseguiu essa desenvoltura com as questões ligadas à tributação de ganhos na Bolsa e à declaração desses investimentos à Receita Federal ao longo de 14 anos dedicados a essa especialidade. Ela é formada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e há mais de 25 anos trabalha com gestão empresarial. Suas orientações aos investidores também foram parar no livro. Ela é autora da obra “101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável”, lançada pela Suno Research.
A empresa conhecida pelo pioneirismo no atendimento 100% digital, na qual Alice Porto é CEO e fundadora, a Contadora da Bolsa Contabilidade, acaba de expandir e mudou, no segundo semestre de 2021, a sede em Minas para São Paulo, no Morumbi. A empresária possui uma carteira de cerca de 3 mil clientes ativos, responsáveis por um valor de custódia na Bolsa de Valores de R $1 bilhão, aproximadamente. Desde 2019, sua base de clientes cresceu 317% e seu faturamento subiu 272%, apesar da crise gerada pela pandemia. Nos últimos anos, seu escritório conseguiu ajudar milhares de pessoas a desbloquearem seus CPFs por conta de falhas nas declarações do IR e também auxiliou os clientes a não pagarem valores pagos a mais de imposto através de leis e regras de tributação pouco conhecidas pelos investidores. São esses conhecimentos que tiram o temor de investir em ações em muita gente e evita os embaraços com o Leão.