Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na tarde desta sexta-feira (14) do anúncio de investimento de R$ 70 bilhões da Vale na expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás, no município de Parauapebas (PA). O investimento a ser realizado de 2025 a 2030.
A presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está prevista no evento.
Em nota, a Vale informou que em conformidade com o plano estratégico apresentado ao mercado em 3 de dezembro de 2024, no Vale Day 20241, e em linha com o fato relevante divulgado ao mercado na ocasião, a empesa lançará o “Programa Novo Carajás”, nesta sexta-feira.
O Programa Novo Carajás visa suportar o crescimento e a otimização da produção de minério de ferro da Vale, assim como acelerar o crescimento da produção de cobre, conforme guidances divulgados ao mercado. Além disso, o programa contém uma série de investimentos em tecnologia, saúde e segurança, manutenção de equipamentos e operações, sustentabilidade, alavancando o expertise da Vale na região.
“Essa é uma alocação de capital estratégica na região de Carajás, uma província rica em minerais essenciais para a descarbonização e a transição energética global”, diz em nota Marcelo Feriozzi Bacci, vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.