O segundo painel do Summit Leads, denominado “Como desenvolver e executar um plano de marketing”, reuniu Eduardo Akira, sócio da Acqua Vero, e Mayros Gama, diretor de Marketing e Eventos da Miura Investimentos. A conversa teve mediação de Luís Filipe Valente, sócio e cofundador da Nobel Capital.
Luis iniciou a mesa dividindo a conversa em dois blocos, e iniciou os debates falando sobre o desenvolvimento da área de marketing e a importância deste processo. Na visão de Mayros, é importante que as pessoas que vivenciam o negócio atuem no desenvolvimento de estratégias de marketing.
Akira acrescentou que, na Acqua Vero, o plano é revisto anualmente, além de passar por acompanhamentos semanais e mensais que têm como base o orçamento previsto para a área. “Nos envolvemos bastante nos eventos internos, inaugurações, além de toda a parte de campanha”, conta.
Já na Miura, o plano anual também é avaliado periodicamente. “Separamos a área em três pilares: publicidade e propaganda, marketing digital e o lado educacional”, conta Gama.
Akira falou ainda sobre a importância de haver uma unidade para a marca da Acqua Vero, pois quando entrou na empresa as filiais não seguiam um padrão. Hoje, o escritório possui desde móveis assinados até identidade olfativa. Tudo isso para levar aos clientes a experiência de estar em um escritório da assessoria em qualquer lugar.
Leia mais
Acqua Vero e Miura levam passo a passo do marketing ao Summit Leads
Escritórios de XP, BTG e Safra debatem comunicação no crescimento dos negócios
Órama faz do TikTok ferramenta para atrair público jovem
Experiência do cliente
Um dos pontos altos do debate foram os eventos de experiência. Segundo Akira, a Acqua Vero promove encontros pensando nos clientes que têm algum tipo de afinidade com os temas, buscando com isso oferecer pessoalidade. Nos últimos meses, a empresa ofereceu test drive em Lamborghinis, aula de culinária para pais e filhos com um masterchef e aula de defesa pessoal para as clientes do escritório.
Mayros complementou a fala trazendo as estratégias que a Miura usa para se comunicar com os clientes de diferentes segmentos. O marqueteiro falou do potencial de geração de leads desses eventos e sobre como é feito o acompanhamento para se avaliar o retorno do investimento. “Cada ação tem que ter um objetivo e prazo já traçados”, completa.
A Acqua Vero também tem como uma prioridade a mensuração dos resultados. “Colocamos tudo no BI e no CRM. Temos métricas para tudo”, relata Eduardo. A vantagem disso é entender o que traz mais retorno, além de perceber o que não gera o mesmo resultado, como mídia offline.
Eventos em que o negócio não é necessariamente o foco principal — o chamado marketing de relacionamento — têm sido uma boa estratégia. Como exemplo, a Acqua Vero promoveu em 2022 encontros com jogadores de tênis para clientes e prospects com o objetivo de estreitar laços.
A Miura também tem eventos esportivos em seu radar. A assessoria fez uma ação com o lutador Charles do Bronx, patrocinando o atleta e impulsionando sua carreira. A partir disso, o escritório chegou ao Instituto Diego Lima, onde o lutador se formou. Hoje, a Miura promove educação financeira no local. A sala chegou a ser divulgada pelo UFC em Las Vegas.
Os integrantes da mesa falaram ainda sobre o dilema de internalizar a área de marketing ou terceirizar para uma agência externa, outro tema previsto para ser discutido ao longo do Summit Leads.