No terceiro painel do dia, o Summit Leads debateu a construção de autoridade pela presença em mídia. A mesa reuniu Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos e Luciana Ikedo, sócia da RV4 Investimentos. A mediação ficou a cargo de Bruno Meirelles, editor da CRC!News e idealizador do evento.
No mercado financeiro há 9 anos, Camila contou sobre sua trajetória e como a carreira foi construída e pautada na sua autoridade no trabalho. Durante o papo, ela lembrou da sua primeira aparição na mídia, na Globonews. Apesar de não ter se preparado para a entrevista, seu background deu segurança para falar. Depois, suas aparições começaram a ficar cada vez mais frequentes e ela assumiu a posição de porta-voz da Veedha. “Hoje, sou comentarista de economia na Jovem Pan”, conta.
Luciana também trouxe sua preocupação em sempre focar na comunicação, principalmente, no início de seu escritório. “Contratei uma jornalista antes de contratar uma faxineira”, relata.
Com uma relação com a mídia de longa data, desde 2004, Luciana hoje é colunista da Ana Maria e também tem espaços fixos em emissoras locais. Por isso, sabe da importância da comunicação mesmo sem ter uma contrapartida financeira.
Ambas realçaram que a presença e a autoridade não ser comprada, mas é construída. “Se eu errar alguma informação, eles não vão me dar uma segunda chance”, explica Luciana. Para ela, ao conceder entrevistas é possível alcançar uma exposição que seria inacessível em termos de custo caso o negócio optasse por pagar pelo espaço na forma de anúncio.
Sobre como chegar e percorrer esse caminho da mídia, Camila aconselha ter uma assessoria de imprensa. “É algo que abre portas para a mídia, mas se manter lá vai depender exclusivamente de você. O escritório precisa escolher a pessoa que será a porta-voz e isso depende muito se a pessoa já tem afinidade”, analisou.
A mensuração dessas aparições ainda está sendo estudada pela Veedha e RV4 para entender como a repercussão pode ser revertida em relevância e novos clientes. “É um processo de descoberta”, diz Camila.
Leia mais
Escritórios de XP, BTG e Safra debatem comunicação no crescimento dos negócios
“Acqua Vero tem métricas para tudo”, diz Akira sobre mensuração de resultados
Veedha e RV4 revelam segredos para marcar presença na mídia