Como parte do Festival Feira Preta, que acontece entre os dias 04 de novembro e 04 de dezembro, PretaHub e XP Inc. promoveram na última semana o evento “Finanças também é parte de Botequim”, criado para tratar de maneira descontraída a educação financeira de empreendedores negros e indígenas.
Com Mozana Amorim como mestre de cerimônia e sediado na Arena XP, o encontrou contou com três painéis. O primeiro, intitulado “Crença e mentalidade próspera”, contou com mediação da psicanalista e comunicadora Noéle Gomes e com as convidadas Alyne Silva e Luciane Reis.
Para o segundo debate, “Educação financeira: quais as dicas de finanças e investimentos”, Clara Sodré, da XP Investimentos, recebeu Gaby Chaves, fundadora do NoFront, e Mônica Costa. O terceiro painel, “Afrolab Preta Poupa – como eu chego lá? Com quais ferramentas?”, foi mediado pela criadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, acompanhada de Dina Prates e Ludmyla Oliveira.
Fomentando o afroempreendedorismo há mais de 20 anos desde a sua fundação, a Feira Preta é apoiada pela XP. Em entrevista à CRC!News, Adriana declarou que esse tipo de parceria com uma instituição do mercado financeiro é muito interessante. “Ressignificar esse lugar é um dos grandes gargalos da população negra no Brasil. É uma construção e, para nós, está sendo bem feliz”, declara.
“Esse ano, fizemos um projeto chamado Afrolab Preta Poupa, uma metodologia de educação financeira que aplicamos em 100 empreendedores e esperamos replicar no próximo ano”, diz Adriana.
Head de Diversidade da XP, Ana K. Melo, explicou que trazer mais pessoas pretas para o universo dos investimentos faz parte das metas de diversidade da companhia. “Sabemos que fortalecer a economia do ponto de vista de pessoas pretas com certeza fará o dinheiro circular melhor no país. Empoderar pessoas pretas é empoderar a maior parte do país”, relata.
A parceria com a Feira Preta vai de encontro com os ideais da empresa: reconhecer e somar com quem faz a diferença. “Educação e empreendedorismo são pilares que acreditamos muito. Dentro da XP, o ‘Vem Transformar’ [programa de formação de assessores voltado a pessoas negras], é para que os clientes sejam também atendidos por pessoas negras, assim fechamos todas as etapas do ciclo”, completa.
“Acreditamos que as empresas têm a responsabilidade de atuar para promover a inclusão social. E a maneira mais rápida de fazer isso é somar com quem está na ponta. Nosso negócio é o mercado financeiro e o da Feira Preta é a inclusão social, o afroempreendedorismo. Então por que não somar a esses projetos?”, finaliza Ana.
Texto publicado na edição 60 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.
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