O empreendedorismo no setor de assessoria de investimentos foi o tema de abertura do All Together nesta quinta-feira (21). Para falar sobre o assunto, foram convidados Diego Ramiro, presidente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (ABAAI) e Samyr Castro, CEO do Bank Rio. O mediador da conversa foi Walas Lopes, Business Matchmaker na Vend Ever.
A conversa começou com os dois palestrantes contando sobre suas histórias no mercado financeiro. Diego falou sobre o começo da Miura Investimentos, escritório fundado por ele há mais de 12 anos. “Eu sou de uma família de empreendedores, mas não do mercado financeiro”, contou o assessor. O ingresso no segmento veio após um período trabalhando na Eletropaulo. “Eu operava mais no home broker do que trabalhava lá”, recorda.
“Salvo engano, eu fui o primeiro gerente de banco a ir para a XP”, conta Samyr. O incômodo com o conflito de interesses nas instituições bancárias fez com que o assessor quisesse mudar de área. Ao abrir a empresa, ainda no banco, o empreendedor não tinha a intenção de fazer assessoria. Sua ideia era ser um consultor. Samyr conta ainda que trabalhou por 140 dias sem parar para pagar as dívidas que acumulou ao se tornar um empreendedor.
Ao ser questionado por Walas se o assessor é um empreendedor, Diego respondeu prontamente: “Quem acha que não, têm pouco conhecimento da profissão. O assessor, na essência, é um empreendedor, porque ele tem que ser resiliente e se renovar todos os dias”, completa.
Walas pediu ainda que cada um dos convidados definisse a profissão em uma palavra. Samyr escolheu “intensidade” e Diego, “meritocracia”. Ambos usaram a ideia de que para obter sucesso na carreira é necessário ter foco e olhar para cima. “Não existe um empreendedor que tenha medo da palavra ‘meta’” diz Samyr. O empresário conta que os maiores assessores de seu time não vieram de banco. Para ele, profissionais com essa origem costumam se assustar com esse tipo de objetivo.
Para concluir, Samyr resumiu empreender em três palavras: objetivos, intensidade e horas trabalhadas. Para o assessor, o sucesso está em trabalhar até atingir suas metas. Diego afirmou que o empreendedor é um eterno insatisfeito. “Aquele que quer sempre melhorar o serviço para quem faz a empresa: o cliente”, finaliza.
O evento
Criado para ser uma mesa redonda de bate papo entre os principais representantes do ecossistema do assessor de investimentos, o All Together conta com a presença de representantes da XP Investimentos, BTG, Guide Investimentos, Modal e Necton.
O evento está previsto para ocorrer entre 21 e 22 de julho, em São Paulo. Os ingressos e toda a programação estarão disponíveis no portal www.eventoalltogether.com.br. Toda a arrecadação com os tickets será convertida para ação social.
White label
O evento é fruto de uma parceria entre duas jovens empresas: a CRC!News e o Mercado In Foco, que atuam no setor de forma independente.
O primeiro rascunho do projeto All Together contava com a realização de apenas quatro painéis de bate papo, mas devido à grande receptividade de vários representantes do mercado, o evento passou para 14 a ser realizado em dois dias.
Como surgiu?
A ideia do All Together nasceu antes mesmo da criação da CRC!News em meio à estruturação do plano de negócios do primeiro veículo especializado na cobertura de todo o ecossistema dos escritórios de investimentos.
Fomentar o “bom debate” entre os principais players do setor sempre foi um sonho a ser estruturado ao longo do percurso. A parceria com o Mercado In Foco foi fundamental para a realização do projeto, que promete ser apenas o primeiro das duas empresas recém-chegadas, mas que vem conquistando a confiança dos principais nomes da indústria.