Com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro, James Egan Junior entra para o time da Somma Investimentos e da JPP Capital como novo diretor comercial da casa. Suas experiências passam por fundos líquidos — como fundos de renda fixa, multimercados e ações — e investimentos alternativos, com destaque para fundos imobiliários. “A Somma Investimentos tem origem e forte atuação no sul do país, atualmente com 10 bilhões sob gestão. A JPP Capital é uma Asset focada em crédito estruturado notadamente fundos imobiliários. As duas empresas ainda não tinham uma área comercial em São Paulo e pensando em uma estratégia de crescimento, surgiu essa oportunidade”, relata Júnior à CRC!News.
O novo diretor enxerga no crescimento do mercado de assets independentes um aumento de concorrência e encontra aí um de seus desafios no novo cargo. “Neste primeiro momento teremos uma etapa de apresentar as casas, a filosofia de investimentos, os modelos de risco e gestão. Os fundos já possuem um bom histórico (tempo de gestão e retorno) o que deve facilitar o processo. Adicionalmente, a Somma tem 19 anos de mercado. Uma equipe robusta em Florianópolis, sistema de gestão de risco e gestão extremamente modernos e eficientes. A empresa conta, atualmente, com 60 colaboradores. A JPP Capital existe desde 2012 e os sócios fundadores são experientes executivos do mercado financeiro com passagens por bancos internacionais e nacionais”, destaca Júnior.
Produtos
O novo diretor se mostra otimista com o crescimento dos produtos das empresas, que atualmente tem atuado com maior presença no crédito privado, seja em high grade ou créditos estruturados, como os chamados CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários. A alta de juros tem sido um ponto a favor deste tipo de fundo. “A Somma possui uma equipe altamente qualificada e com muitos anos experiencia na análise de crédito, focada em operações high grade. Atualmente, tem exposição em R$ 2 bilhões de operações em crédito privado. A JPP Capital tem ao redor de 400 milhões em CRIs, em operações para empresas de médio porte com lastro imobiliário”, completa. Júnior também pretende nos próximos anos aumentar a exposição e volume de recursos da Somma e da JPP Capital nas plataformas, multi e single families, FOFs e alocadores em geral.