Da Redação.
O Apex Group — empresa global de serviços financeiros e administração de fundos — anuncia uma parceria inédita com a B3 para ampliar a gama de serviços oferecidos a seus clientes. A partir de agora, a companhia permite que gestores registrem Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) e Duplicatas em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) de forma eficiente e com menor custo.
A novidade atende as mudanças regulatórias introduzidas pela nova Instrução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que redefiniu as responsabilidades das gestoras de fundos no Brasil.
Antes, esse dever era atribuído ao administrador do fundo, mas desde que as novas regras entraram em vigor em novembro passado, o controle das informações relacionadas aos direitos creditórios deve ser transferido para uma registradora, sob uma contratação a ser definida pelo gestor.
Com a parceria entre a Apex e B3, os gestores locais podem atender aos novos requisitos regulatórios sem a necessidade de construir uma estrutura interna adicional, evitando custos significativos — ponto que gerou diversas dúvidas entre os gestores. A solução oferece ainda maior transparência e segurança aos investidores, fortalecendo a confiança e aumentando a credibilidade no mercado.
De acordo com Roberto Camargo Cortese, diretor regional executivo responsável pela América Latina do Grupo Apex, esse lançamento em parceria com a bolsa de valores brasileira vai promover ainda mais transparência, eficiência e segurança ao mercado.
“Isso reforça nosso compromisso de oferecer soluções integradas e completas aos nossos clientes, que não precisam assumir mais custos nem procurar serviços em diferentes fornecedores. Além disso, marca também um amadurecimento da indústria”, diz o executivo.