Da Redação.
O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, coordenou a oferta de dois fundos de Investimento em Direito Creditório (FIDCs) de R$ 173 milhões: uma na holding Melo Cordeiro, focada em energia e comércio exterior, e outra em uma das maiores distribuidoras de eletroeletrônicos do Brasil.
Os FIDCs contam com a operação da Kanastra, que atua como backoffice tecnológico para crédito privado. Os recursos provenientes dos fundos serão utilizados para financiar a compra de produtos e serviços das empresas envolvidas na operação.
O diretor executivo de Corporate & Investment Banking do banco BV, Rogério Monori, explica que os FIDCs liberam capital de giro e diminuem a demanda por linhas de crédito de curto prazo reduzindo o custo de capital e impulsionando o crescimento dos negócios dos grupos. “Com os FIDCs, conseguimos colaborar com a eficiência do passivo dos nossos clientes, sendo uma alternativa a linhas tradicionais de financiamento”, afirma.
A Kanastra será a gestora dos fundos, alinhando a alocação e estratégia de investimento às diretrizes de cada um dos veículos. A empresa também cuidou das esteiras operacional e tecnológica com todos os envolvidos de modo que a operação, embora complexa, ocorresse de forma fluida.
Manuel Netto, cofundador da Kanastra, ressalta que a gestão dos veículos envolve uma análise individualizada dos direitos creditórios, seguindo um processo rigoroso e padronizado. Essa estrutura garante a isonomia no processo operacional, independentemente do valor administrado. “Cada ativo é analisado individualmente, mesmo com ticket médio, pequeno. Na prática, a estrutura roda sem ninguém pôr a mão. É como se fosse uma linha de financiamento direto”, pontua.
Parceria.
Para Saul Neves, executivo do Grupo Melo Cordeiro, a emissão do FIDC fortalece a parceria da holding com o banco BV. “Com o FIDC, vamos conseguir diversificar nossas fontes de captação de recursos e, assim, fomentar ainda mais nossos negócios”, afirma.
Para Netto, da Kanastra, os desafios enfrentados por alguns FIDCs no último ano levaram a uma análise mais detalhada da estrutura e governança desses veículos. “Embora tenha havido problemas de crédito e operacional em algumas operações de mercado no ano passado, o que gerou receio se problemas similares afetariam outros veículos, o que realmente observamos foi um aumento significativo no nível de governança, o que é ótimo para a indústria”, reforça, destacando que a Resolução 175 da CVM acabou adicionando mais responsabilidades aos gestores, principalmente na validação de lastro e critérios de elegibilidade. “Passamos a ver uma demanda por validação de 100% do lastro dos fundos, algo que na prática, até então, costumava ser realizado por amostragem”, finaliza.
Sobre Banco BV
O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder no financiamento de veículos usados leves e no financiamento de placas solares, e é a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia. Conhecido pelas parcerias com startups, o banco apresenta soluções inovadoras para o mercado e definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.
Sobre a Kanastra
Fundada por Gustavo Mapeli e Manuel Netto, Kanastra opera o backoffice de fundos estruturados e securitizações para atender originadores, gestores e investidores. Dentre os serviços prestados estão administração e gestão de fundos, back-up servicing, emissão e monitoramento de securitizações, software para gestores e produtos de banking como contas pagamento e escrow, emissão de CCBs, nota comercial, boletos e PIX. Com software proprietário para ativos privados, a empresa cuida de todo o processo para que originadores e investidores não precisem gastar tempo e energia com fluxos descentralizados, planilhas, documentos e sistemas legados, provendo automação, transparência e governança.
Sobre Grupo Melo Cordeiro
Fundado em 1980, o Grupo Melo Cordeiro traz para todos os seus clientes um conceito inovador em prestação de serviços, qualidade e tecnologia em todos os seus produtos. Somos uma holding dos setores de energia e comércio exterior que aprimora a cada dia sua qualidade, compromisso e responsabilidade social e ambiental. Nosso grupo possui mais de 600 colaboradores que agregam experiência e profissionalismo que reflete no atendimento aos nossos clientes que sempre buscam quem pensa em todo o processo do início ao fim.