Os magos da matemática de Wall Street conseguiram retornos de sonho em um ano de pesadelo para os mercados globais.
Casas de fundos quantitativos famosas, como AQR Capital, Man Group e Aspect Capital – que deixam computadores negociarem em vez de operadores e preferem contratar matemáticos e físicos a veteranos do mercado -, faturaram com a turbulência que arrasou muitas gestoras tradicionais de renda variável e renda fixa.
A volatilidade impulsionada por fatores macroeconômicos alimenta poderosas tendências de preço unidirecionais, ao mesmo tempo em que cria novos vencedores e perdedores, além de ampliar a discrepância de desempenho entre empresas e suas ações ou títulos. São condições perfeitas para os algoritmos.
O Absolute Return Strategy, da AQR saltou 40,9% até novembro, a caminho de seu melhor ano de todos os tempos, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto que não quis ser identificada. O AHL Alpha, de US$ 11,6 bilhões, da Man, teve um ganho de 10,7% até novembro. O fundo diversificado da Aspect subiu 37,9% até 7 de dezembro.
Um indicador de referência para fundos quantitativos sofisticados que seguem tendências está a caminho de seu melhor ano em dados que remontam ao início do século, enquanto um típico portfólio “quant” baseado em fatores de preço caminha para seu maior ganho anual desde pelo menos 2008.
É um contraste enorme com o mercado de alta e o ambiente de volatilidade baixa que quase levaram os fundos quant a uma crise existencial não faz muito tempo.
“Existem alguns temas macro abrangentes que estão a todo o vapor no momento: inflação, descarbonização, problemas na cadeia de suprimentos, guerra na Ucrânia”, disse Leda Braga, fundadora da Systematica Investments, que tem US 16 bilhões sob gestão. Seu fundo baseado em tendências Alternative Markets teve alta de 16,5% e o BlueTrend, 30%. “Os próximos 10 anos serão muito diferentes dos últimos 20 anos,” afirmou.
É difícil generalizar quando se trata de fundos quantitativos – um rótulo que abrange desde fundos baseados em fatores como múltiplos de preço a estratégias secretas que usam inteligência artificial e dados alternativos. Mas, embora nem todos os fundos tenham prosperado em 2022, o fim dos juros próximos a zero se mostrou um benefício para uma boa parte das estratégias sistemáticas.
Texto publicado originalmente no Valor Econômico.