Leia abaixo a analise da abertura do mercado desta quarta-feira (24) feita pela especialista de ações da Clear Corretora, Pietra Guerra:
“Bolsas lá forão estão mistas, mas com a tendência mais negativa. Então, o futuro dos Estados Unidos caindo em torno de 0,3% e hoje a agenda está cheia por lá. Lembrando que, amanhã é feriado de ação de graças, o famoso thanksgivin. Então, a bolsa vai ficar fechada na quinta-feira e meio período na sexta-feira.
Por conta disso, eles anteciparam a divulgação dos dados dessa semana. Sendo que hoje vai sair a segunda leitura do PIB dos EUA do terceiro trimestre e também os pedidos semanais de auxílio desemprego, que normalmente saem na quinta-feira. Então, atenção para esses indicadores que saem hoje no final da manhã aqui no Brasil para gente olhar como é que está o ritmo das atividades nos Estados Unidos.
Na Europa, a bolsa amanheceu em alta, mas virou para queda. O que move esse sentimento negativo das bolsas por lá são as preocupações com a pandemia. A gente tem acompanhado o aumento do número de casos em alguns países, principalmente na Alemanha, por lá já é esperado que hoje tenham anúncios de medidas restritivas, mas também, a França começa a chamar atenção das preocupações com o foco de COVID-19 dado ao crescente aumento de casos.
Enquanto isso, na Ásia, as bolsas estão mistas. Por lá, as ações de tecnologia continuam sofrendo uma venda generalizada depois de terem reportado resultados fracos no terceiro trimestre e estarem sofrendo pressões regulatórias que a gente já tem acompanhado há um tempo.
As commodities estão em um dia positivo. Então, o Petróleo subindo hoje pra cima do 0x0, com uma leve alta de 0,01%, isso depois de ter subido 3,5% ontem mesmo depois dos Estados Unidos e alguns países terem anunciado a liberação de reservas estratégicas visando a redução dos precços, mas a reação acabou sendo de alta da mesma forma, com o petróleo subindo, apesar da liberação de reservas e, em partes, porque o mercado espera, de alguma forma, que os países produtores possam reagir cortando a oferta.
Minério também em alta. Então, sobe e já ultrapassa a marca dos US$100 dólares por tonelada, reagindo às perspectivas positivas da China de liberação de estímulos para o setor de construção. A gente sabe que o setor de construção na China é um setor que demanda bastante aço, matéria derivada do minério de ferro. Então, isso impulsionou o preço da commoditie.
Ibovespa fechou a terça-feira (23) em alta, subindo 1,5% dos 103,6 mil pontos, impulsionado por Vale e outras siderúrgicas que estão acompanhando o minério de ferro em relação às expectattivas de retorno da demanda chinesa de retorno por aço.
Do lado político, seguimos acompanhando a tramitação da PEC dos Precatórios, que já foram sinalizados alguns ajustes no projeto. Inclusive, para que Senado tenha o apoio dos senadores, pois o projeto precisa ser aprovado no Senado. A gente continua acompanhando essa questão da PEC, porque é essencial para o ambiente que vamos ter, tanto fiscal quanto de crescimento, gastos do governo etc.
Dólar reage em alta, subindo 0,07%, cotado a R$5,58.”