Leia abaixo a analise da abertura de mercado desta segunda-feira (22) por Betina Roxo, estrategista-chefe da Rico:
“Bolsas internacionais em alta nesta segunda-feira! Os futuros nos EUA e a bolsa na Zona do Euro sobem na expectativa da decisão do(a) próximo(a) presidente do Federal Reserve (Banco Central americano) e os impactos disso para o futuro da política monetária da maior economia do planeta.
Esta semana, o presidente Biden deve escolher o próximo presidente do Fed (Banco Central americano). Na China, Banco Central sinaliza com possível afrouxamento monetário (mais estímulos para a economia) adiante, em resposta à desaceleração da economia e às incertezas no mercado imobiliário.
Dicionário economês: afrouxamento monetário (ou quantitative easing em inglês) é instrumento monetário, através do qual um banco central compra títulos de longo prazo no mercado a fim de aumentar a oferta de moeda e, assim, estimula a economia ao incentivar empréstimos e investimentos.
No Brasil, o foco da semana está na PEC dos Precatórios, que será apreciada na CCJ do Senado quarta-feira, mas segue sem um texto definido. Lembrando que o Ibovespa fechou em 103.035 pontos na última sexta-feira, acumulando queda de -3,10%, depois de renovar uma nova mínima no ano durante a semana. O índice foi afetado pela situação fiscal doméstica, após a apresentação de uma versão alternativa da PEC dos Precatórios por um grupo de senadores, indicando que dificilmente o texto base aprovado pela Câmara passará sem alteração pelo Senado, o que pode alongar ainda mais o processo de tramitação, prolongando as incertezas fiscais no país.”