Leia abaixo a analise da abertura do mercado financeiro desta segunda-feira (29) com Betina Roxo, estrategista-chefe da Rico:
“Na última sexta-feira, os mercados foram fortemente impactados pela notícia de uma nova variante da Covid-19, que foi identificada no continente africano, principalmente na África do Sul. Segundo a OMS, a variante B.1.1.529, chamada de Ômicron, tem alto potencial de contágio, o que poderia acelerar uma nova onda de restrições e de uma nova crise.
Hoje, os mercados recuperam parte das perdas e amanhecem em alta. No final de semana, chegaram a sair notícias de que a gravidade da nova cepa Ômicron seria menor, mas a OMS, em nota, disse que ainda é cedo para fazer afirmações definitivas sobre a letalidade ou transmissibilidade da nova variante. As próximas duas semanas serão muito importantes para sabermos detalhes sobre a nova variante.
Enquanto isso, países continuaram a fechar fronteiras para retardar a entrada do novo vírus. A maior parte limitou voos a países do sul da África, mas Israel e Japão já restringiram a entrada de todos os estrangeiros. Nos EUA, Biden se encontrou com Fauci no domingo e fará pronunciamento à nação hoje às 13h45 (horário de Brasília).
O famoso “só acaba quando termina”, mas onde investir enquanto isso?
– Oito pontos para gravar na mente:
1. Já entendemos nos últimos anos que tudo muda e não temos certeza de nada. Portanto, não faça movimentações na carteira na emoção. Calma, respira.
2. Ações, BDRs, fundos imobiliários, ETFs e até mesmo fundos multimercados caindo muito? Evite vender ou resgatar nesses momentos, a não ser que você realmente precise.
3. Está com caixa? Manter por mais alguns dias ou semanas os recursos em reserva de emergência não será tão ruim, dado que o rendimento dos investimentos pós-fixados, mais indicados para esse tipo de aplicação, estão subindo com a Selic em alta.
4. Caso os desdobramentos não pareçam tão profundos e negativos (saberemos melhor nos próximos 15 dias), aproveite as boas oportunidades de ações, bons fundos imobiliários ou qualquer outro ativo de risco de alta qualidade que estejam descontados (baratos). Aqui você encontra uma lista de ações de boa qualidade a preços atrativos.
5. Lembre-se que sua carteira deve estar coerente com o seu estilo e seus objetivos. Bolsa caiu? Primeiro sinal de que seus investimentos talvez não estejam no lugar certo para você.
6. A diversificação deve ser sua melhor amiga.
7. Investir em renda variável ainda é sim muito interessante dado os preços atuais, mas é importante escolher com sabedoria. Além disso, com a inflação e juros em alta, não tem porque não ter renda fixa, enquanto investimentos internacionais também são importantes nessa equação. Em momentos de incerteza para economia global, e especificidades do Brasil, por que não investir em economias mais robustas como EUA?
8. Nunca se esqueça da reserva de emergência. Como mencionei no ponto 3, apesar de capturarmos rendimentos em CDI cada vez mais atrativos com os pós fixados, eles ainda não compensam o efeito corrosivo da inflação, mas ainda sim são os mais indicados para a reserva: Tesouro Selic, Trend DI Simples ou CDB que renda 100% da Selic, com liquidez diária.
No Brasil, a semana contará com a tentativa de votar a PEC dos Precatórios no Senado. Os jornais do final de semana não trouxeram novidades sobre o tema e focaram nas repercussões sobre a nova variante do coronavírus.
Na sexta-feira, o governo proibiu a entrada de passageiros da África do Sul e mais cinco países da região. Fonte do Ministério da Economia disse ao Estadão que a pasta monitora a nova cepa e que possíveis auxílios no ano que vem dependerão da forma em que a PEC dos Precatórios passar pelo Congresso.
Sobre inflação, pesquisa mostra que escolas particulares devem promover o maior reajuste em suas mensalidades desde o início da pandemia no ano que vem. O governo prepara novo socorro de R$ 15 bilhões ao setor elétrico para evitar aumento de tarifas de 21% em 2022.”