Raquel de Sá, chefe de economia da Rico, comenta sobre a ata do Copom que foi divulgada na última terça-feira (14). A ata é um documento mais detalhado sobre o posicionamento do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre a reunião que eles tiveram semana passada.
Em relação ao comunicado, que é divulgado depois da decisão, a ata trouxe um tom que reforçou o posicionamento mais rocket, que é como o mercado chama quando o Banco Central é um pouco mais rígido a alta de preços. De fato, ficou bem claro que o BC quer que as expectativas venham convergir para a meta. Aquilo que foi comunicado, pela primeira vez, é que o Bacen não está preocupado somente com o desenvolvimento da inflação que deve ocorrer no ano que vem, mas também com as expectativas de inflação no futuro e deixou claro que, devido a deterioração fiscal (a ata não chega a citar), houve uma elevação da percepção de risco do mercado, as taxas de juros futuras e etc. Diante de tudo isso, o Bacen terá uma política bastante contracionista.
O que muitos do mercado estão observando é se significa que o Banco Central manterá, de fato, essa taxa de juros mais alta por mais tempo. Então, a ata trouxe esse posicionamento de que o BC deve levar a taxa de juros mais alta por mais tempo.
A nossa expectativa é que os ciclos de altas se encerrem em 11,5, em março do ano que vem, e que ao final do ano o Bacen tenha espaço para começar a reduzir. Mas é claro que esse posicionamento é um posicionamento mais rocket e principalmente, indicando que os juros podem ficar mais altos e por mais tempo, coloca um certo viés de alta, tanto para a nossa projeção de SELIC terminal de 11,5, quanto para o período que ela ficará neste patamar. Se ela ficar em todo o ano que vem e continuar em 2023 bem alta, é porque o Bacen deixou bem claro que enquanto as expectativas sobre a inflação no futuro não convergirem pra meta, eles manterão a taxa de juros elevada. É uma política monetária contracionista, aquela que tem como objetivo desaquecer a atividade para diminuir a pressão sobre os preços.