Por Exame
Conhecer a fundo o momento do ciclo econômico permite que as empresas adaptem suas estratégias e naveguem pelo período na direção certa. Foi com o BTG Pactual que a Drive Capital escolheu rumar seus negócios.
O escritório ancorou há pouco mais de um ano no maior banco de investimentos da América Latina (do mesmo grupo de controle da EXAME).
A história de um dos sócios-fundadores, Eduardo Pinho, com o banco, entretanto, começa em 2006, quando a Pactual foi adquirida pelo suíço UBS.
Os momentos eram outros — do banco e do próprio Eduardo. “O conhecimento do mercado vem de sua experiência como assessor, mas também das passagens e momentos distintos de vida”, explica. “Por isso acho muito importante trabalhar com um banco onde muitas pessoas tem quinze, vinte anos de casa. Só quem passou por problemas parecidos pode nos ajudar com as demandas que levamos ao banco”.
O maremoto provocado pela crise econômica de 2008 fez com que Eduardo perdesse muitos clientes, mas seu momento pessoal acabou influenciando ainda mais em seu rendimento. “Tinha começado a morar sozinho há pouco tempo. Aí, cheguei na Pactual, que era o maior banco de investimento, com a junção do UBS, o maior banco suíço. Dá sim uma ‘deslumbrada’”, assume.
A jornada do sócio mudaria a partir da sua demissão, em setembro do mesmo ano. “Precisei ficar desempregado para me reconectar comigo mesmo e com a minha família”.
Pilotar o barco durante as intempéries foi importante, mas não tudo — Eduardo ressalta a importância de ter trabalhado como assistente. “Hoje muitos começam direto como assessores. Ter essa experiência é fundamental, é muito importante saber o que acontece na ‘cozinha’, como as coisas funcionam por trás da sua função”, diz.
A fórmula parece ter dado certo: a Drive Capital foi uma das ganhadoras do BTG Summit de 2023, com um dos NPS mais altos da rede, evidenciando a satisfação dos clientes. “Conquistamos o prêmio graças à presença que o banco oferece aos escritórios plugados. Estão sempre remando com a gente”.
Confira a íntegra no link.