Mesmo sem contar com ações concretas voltadas ao mercado de assessorias de investimento, o Banco Inter se manifestou positivamente sobre a importância deste setor. As declarações aparecem em ofício encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que integra o inquérito responsável por apurar supostas infrações concorrenciais atribuídas à XP Investimentos.
No documento, ao ser questionado pelo órgão a respeito das vantagens e desvantagens da utilização dos AAIs nas atividades de distribuição de produtos de investimento, o banco responde:
“O Inter entende que AAIs podem gerar maior capilaridade na distribuição de produtos de investimento, incrementando as atividades de prospecção e captação de clientela. Ademais, considerando que AAIs igualmente prestam assessoramento junto à base de clientes, os AAIs podem ser canais relevantes para o desenvolvimento da relação comercial entre bancos e clientes.”
Apesar de reconhecer a importância das assessorias de investimento, a instituição já declarou abertamente que não pretende entrar na briga com players como XP e BTG, pois prioriza manter o relacionamento com os clientes dentro de casa. Em outro trecho do mesmo documento, o banco detalha algumas das razões que justificam esta escolha.
“Conforme mencionado, o Inter é o primeiro banco 100% digital do Brasil. Seu principal objetivo é simplificar os processos financeiros por meio da tecnologia e da inovação. Nesse sentido, o modelo de negócio de distribuição de produtos de investimento do Inter reflete essa característica, tendo como foco principal a plataforma digital própria.”
Ao final do ofício, a instituição ainda estabelece uma distinção entre o papel desempenhado pelos AAIs e por seus gerentes, indicando a preferência pelo último modelo. “De qualquer forma, cumpre esclarecer que AAIs podem gerar maior capilaridade na distribuição de produtos de investimento, incrementando as atividades de prospecção e captação de clientela. Por sua vez, os gerentes de relacionamento do Inter procuram principalmente assessorar a base de clientes existente.”
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