Na live dessa quarta-feira (27), rolou um bate-papo com a advogada e especialista em investimentos (CEA – ANBIMA), Vívian Costa Marques. Na pauta os limites do AAI: liberdade e conflito de interesses.
Na profissão de assessor de investimentos existem algumas regulamentações estabelecidas pela CVM. A principal delas é ter um contrato de sociedade, onde não há empregados e sim sócios de uma mesma empresa. Vívian explicou na conversa que esse modelo de negócio acaba tendo alguns limites que devem ser observados: “essa autonomia do AAI deve ser entendida para prospecção dos seus clientes a respeito dos produtos oferecidos pela instituição”.
Ao explicar sobre a liberdade da profissão, a advogada disse que o principal desafio é compreender a atividade do AAI em si, se colocando em uma situação de preposto e não alguém 100% independente.
“É importante distinguir a autonomia do AAI com a independência. A independência vem com a liberdade de influenciar o cliente sem qualquer tipo de remuneração por trás. E isso o AAI não tem exatamente por conta do modo como ele exerce a atividade, ele é dependente”, considerou.
Com uma profissão ainda muito recente e que está se adequando aos modelos, o conflito de interesses é uma pauta controversa, principalmente por se tratar de investimentos. Vívian destacou durante a live que, no caso do AAI, o grau do conflito é maior, porque “dentre os participantes do mercado, ele é o único mediador na negociação entre o cliente e produto da corretora. Então, ele tem uma parcela de responsabilidade maior. A situação ‘piora’ pelo fato de ele ser remunerado não pela atividade em si, mas pela característica do produto intermediado”.
Segundo Vívian, não existe uma forma de evitar que esse conflito de interesses ocorra, mas tem como administrar. O ideal é identificar as necessidades, deixar as informações atualizadas, não intermediar produtos desnecessários, ver se o cliente tem o perfil e alertar contra os riscos.
Ao final da conversa, a advogada deu seu parecer sobre o futuro da profissão: “ou vai crescer exponencialmente, ou pode ser que haja uma diminuição da procura em razão do comportamento do investidor que vai querer investir sozinho. Acho que a primeira é a que mais tem chance”, concluiu.
Assista a gravação da live neste link.
No próximo programa
Na próxima quarta-feira (4), ao meio dia, Tiago Feitosa, especialista em Carreiras da T2 Educação será o convidada do CRC!News Talks, no perfil do veículo no Instagram. O assunto será sobre as certificações na profissão de AAI.
Texto publicado na edição 32 da revista CRC!News.