No penúltimo painel do Top Advisor Day, Raphaela Fakri, sócia e head de marketing da Renova Invest, escritório plugado ao BTG Pactual, esteve presente para trazer a comunicação como principal pauta de sua apresentação, em especial sobre branding no segmento Wealth.
Formada em Economia, mas com vasta experiência no Marketing, a ex Unilever contou sobre sua trajetória e como essa bagagem a ajudou a chegar no escritório de assessoria como o principal nome responsável pelo trabalho de construção de marca da empresa.
Para iniciar sua apresentação, ela recorreu a uma frase de Jeff Bezos, fundador da Amazon, sobre a importância da comunicação: “marca é aquilo que falam da gente quando não estamos na sala.”
A especialista deixou claro que o público wealth não está nas redes sociais. “O branding, é alcançar um relacionamento sólido com seu consumidor e isso não é o setor do Marketing que faz, e sim a empresa inteira. Ou seja, tem que vir de dentro para fora. Assim as pessoas vão entender o que a sua marca quer passar”, explica.
Ainda sobre estratégia de marca, a apresentação priorizou a importância da criação de valor de longo prazo, construindo diferenciais competitivos em uma área que está crescendo rapidamente, mas de forma muito parecida.
“Todos na assessoria falam a mesma coisa. Dizem que são diferentes dos outros, se comunicam da mesma forma, utilizam os mesmos mecanismos”, observa Raphaela sobre as dificuldades que encontra no seu dia a dia.
De recado final, ela deu oito dicas valiosas de construção de branding:
- Fazer um mapa de empatia para descobrir quem é o seu cliente;
- Ter coerência e clareza como marca e profissional;
- Estar no lugar certo, na hora certa e saber os momentos certos;
- Construir experiência memoráveis;
- Mensurar os resultados, inclusive os intangíveis;
- Não deixar a quantidade superar a qualidade;
- Não esquecer dos detalhes, que são fatores que podem fazer a diferença;
- Investir no curto prazo sabendo que os resultados serão a longo prazo.
Leia mais
Samyr Castro: “A maioria dos clientes de grandes fortunas vem por indicação”
“É o melhor momento para investir em fundos alternativos”, reflete Felipe Souto
As vantagens dos fundos exclusivos e offshore para investidores wealth