A primeira mesa da tarde desta sexta-feira (22) foi aberta com uma mesa sobre o perfil do assessor de sucesso e a penetração de mulheres no mercado de assessoria.
No comando, a fundadora do Mercado in Foco, Roberta Santoro e a repórter da CRC!News, Juliana Santoro. A coordenadora de relacionamento B2B da Guide Investimentos, Monique Brandão e Gláucia Coutinho, assessora de investimentos da Nobel Capital .
Apesar de o mercado de assessoria ser predominantemente masculino, a Nobel Capital vai na contramão. Hoje o escritório possui um número maior de assessoras.
“Nós não abríamos especificamente para homens ou mulheres, mas reparamos que só recebíamos currículos de homens”, conta Gláucia, assessora da casa. A visibilidade nas redes sociais também foi uma das ferramentas utilizadas para tentar quebrar os paradigmas. A empresa recorreu ao LinkedIn, no mês de março, para divulgar vagas específicas para assessoras.
Monique destacou também um exemplo de como a Guide tem apostado em iniciativas de equidade de gênero. A coordenadora organizou no mês passado um evento em São Paulo para mulheres com o objetivo de trocar experiências e boas práticas. “Quando eu fui abrir o evento eu me emocionei de ver tantas mulheres poderosas”, conta.
A ideia rendeu frutos: eventos semelhantes organizado pela corretora já estão acontecendo em outras cidades. “Nós temos ações na Guide para todo tipo de diversidade, o Guide Diversa”, conta Monique, que ressaltou também a importância de haver mulheres em cargos de liderança, desde maio a empresa é capitaneada por Juliana Nogueira, que assumiu o cargo de CEO.
Roberta falou de suas experiências no mercado financeiro e relembra o momento da pandemia como um período em que muitas mulheres passaram a tomar conta das despesas da casa, ao passo que seus maridos perderam os empregos.
“Há várias características de um assessor de sucesso e elas são comuns a homens e mulheres”, afirma Monique. Gláucia percebe, no entanto, que mulheres costumam ser mais organizadas, estudiosas e pacientes.
Juliana abordou as palestrantes sobre como os escritórios captam novos talentos. “Fazer uma divulgação, não só aquela do LinkedIn de ‘vaga aberta’, mas mostrar para as pessoas quem são os assessores da Nobel”, conta Gláucia. A assessora ressalta a importância da identificação para alcançar pessoas interessadas em ingressar no mercado financeiro.
Entre as características buscadas em um assessor, Monique aponta a disciplina como essencial. “Eu vejo que muitas operações e assessores acabam desistindo porque acabam se iludindo com a ideia de crescer e ganhar dinheiro rapidamente”. Gláucia ressalta que um bom assessor deve ter um perfil empreendedor.
A maneira como um assessor se comunica e usa as redes sociais para construir a sua marca pessoal também foi tema da conversa. A importância do desenvolvimento das habilidades comportamentais foi ressaltada por Roberta, que lembrou que o Programa de Formação de Assessores do Mercado in Foco possui um módulo para tratar desse tipo de assunto.
O quarteto falou ainda de outras possibilidades no mercado financeiro além das vagas de assessores. Monique lembrou que hoje, muitos escritórios possuem estruturas muito robustas. Além disso, existem outros tipos de parcerias oferecidas por corretoras, como consultor e family office, por exemplo. Outros setores que não atuam necessariamente em áreas comerciais como o marketing tem ganhado destaque no mercado.
O evento
Criado para ser uma mesa redonda de bate papo entre os principais representantes do ecossistema do assessor de investimentos, o All Together conta com a presença de representantes da XP Investimentos, BTG, Guide Investimentos, Modal e Necton.
O evento está previsto para ocorrer entre 21 e 22 de julho, em São Paulo. Os ingressos e toda a programação estarão disponíveis no portal www.eventoalltogether.com.br. Toda a arrecadação com os tickets será convertida para ação social.
White Label
O evento é fruto de uma parceria entre duas jovens empresas: a CRC!News e o Mercado in Foco, que atuam no setor de forma independente.
O primeiro rascunho do projeto All Together contava com a realização de apenas quatro painéis de bate papo, mas devido à grande receptividade de vários representantes do mercado, o evento passou para 14 a ser realizado em dois dias.
Como surgiu?
A ideia do All Together nasceu antes mesmo da criação da CRC!News em meio à estruturação do plano de negócios do primeiro veículo especializado na cobertura de todo o ecossistema dos escritórios de investimentos.
Fomentar o “bom debate” entre os principais players do setor sempre foi um sonho a ser estruturado ao longo do percurso. A parceria com o Mercado in Foco foi fundamental para a realização do projeto, que promete ser apenas o primeiro das duas empresas recém-chegadas, mas que vem conquistando a confiança dos principais nomes da indústria.